Trabalho sobre a arquitetura industrial do Anglo é premiado na Espanha

Com promoção das Escuelas Técnicas Superiores de Arquitectura e Ingeniería Industrial, Universidad Politécnica de Madrid UPM, Fundación ACS, Instituto del Patrimonio Cultural de España IPCE e o Ministerio de Cultura y Deporte, ocorreu entre os dias 20 e 22 de março, na cidade de Madrid, Espanha, o VI Prêmio Promoción del Patrimonio Arquitectónico e Industrial.

Concorrendo com universidades da Europa e América, o artigo intitulado La Relación entre el Arte Urbano y el Patrimonio Industrial en Pelotas, RS, Brasil_ El paisaje transformado, que trata da arquitetura industrial do Anglo, prédio onde estão a Reitoria e unidades acadêmicas da UFPel, de autoria de Rita Patron, doutoranda da FAU MACK e professora da UTFPR DEAAU; Larissa Patron, professora do Centro de Artes e dos Programas de Pós-Graduação em História e Artes da UFPel, e do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo Fernando Sincero Júnior, da Universidade Positivo, foi selecionado como um dos três candidatos ao V Prêmio “Promoción del Patrimonio Arquitectónico e Industrial”, ganhando o segundo lugar.

O titulo foi entregue na ETSAM (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid). Os pesquisadores ganharam na categoria Menção honrosa de honra e qualidade. Foram dez finalistas, três selecionados e dois premiados.

Veja a programação do evento em Programação.

O trabalho é resultado de um grupo de pesquisa em Arte Urbana, iniciado na UFPel. A temática de investigação consiste em como a arte urbana encontra suporte nas paredes dos antigos edifícios industriais e como essa relação com o patrimônio vem sendo abordada frente aos conceitos de preservação e restauração no Brasil.

Publicado em 27/03/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags anglo, Arquitetura, Centro de Artes, história.