Início do conteúdo

Grupo Doces Linhas no Projeto Blue Jeans Sister’s

O Grupo Doces Linhas surgiu com o trabalho da professora da UFPel Maria Antonieta Dall’Igna, que atuou como colaboradora no projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) em 2017. Maria Antonieta propiciou aos idosos que assistiam às aulas viver o bordado como atividade expressiva e memorial pela qual se pode imprimir sobre um suporte, geralmente de tecido, formas e cores que adquirem muitos sentidos, pela habilidade e subjetividade de quem as faz.

A experiência foi tão feliz que deu início a um grupo de bordadeiras que ainda hoje se encontra para bordar às quartas feiras, no Museu do Doce da UFPel, local que abrigou, desde o início, a proposta. Recentemente Maria Antonieta tomou conhecimento do projeto internacional Blue Jeans Sister´s,coordenado pela artista Belinda Smith. O projeto, chamado A Fierce Hope, integra um conjunto com outros sete projetos cujo resultado é uma exposição que acontecerá em Brisbane, Austrália, em junho deste 2019.

A exposição consiste em uma instalação com bonecas feitas de reciclagem de roupas e confeccionadas manualmente em jeans por diferentes pessoas, em todo o mundo.  Serão duas mil bonecas instaladas como um alerta para que se pense na vida de quase 50 milhões de habitantes de países pobres, na sua maior parte, mulheres e meninas, que produzem, em condições de trabalho escravo, as roupas que o mundo usa.

O grupo Doces Linhas enviará para a Austrália as 30 bonecas, confeccionadas pelas bordadeiras em muitas semanas de encontros e que foram concluídas nesta quarta feira (13).

 

Publicado em 14/03/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Grupo Doces Linhas, Unati.