Projeto de Clubes de Computação Criativa recebe apoio para prosseguir em 2019

Em sua quarta edição, o Desafio Aprendizagem Criativa Brasil divulgou seu resultado do programa de Fellows para 2019. Foram 326 projetos enviados e sete selecionados, sendo apenas um da Região Sul contemplado, o do professor do Centro de Engenharias e do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel Tiago Thompsen Primo. O trabalho tem a colaboração externa de pesquisa e extensão de Kelen Bernardi.

O projeto é o Clubes de Computação Criativa, Cultura, Arte, Tecnologia e Inovação, que propõe uma evolução a partir das lições aprendidas no trabalho Clubes de Computação, executado desde 2015 em Pelotas, por meio de uma iniciativa da Universidade Federal de Pelotas, Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (SMED) e o Núcleo Pelotas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

“Para este projeto, o foco é na incorporação de atividades mão na massa alinhadas à BNCC e currículo das escolas usando tecnologias de baixo custo em apoio às atividades. Utilizaremos como base pedagógica a aplicação de aprendizagem criativa, mensurando o seu impacto através de evidências geradas a partir de dados coletados e estimulando o compartilhamento de práticas de sucesso nas escolas públicas de Pelotas”, conta o docente da UFPel.

O projeto terá duração de um ano, período no qual os Fellows, além de apoio financeiro, serão convidados a realizar visitas em eventos da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, em diversas escolas-modelo e também ao Lifelong Kindergarten, no MIT Media Lab, visando converter este conhecimento em ações práticas que tragam benefícios às escolas municipais de Pelotas.

Além destas atividades, Tiago Primo vem trabalhando em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, com o professor Rafael Vetromille de Castro, em práticas e métodos para a utilização de aprendizagem criativa e metodologias ativas nas disciplinas de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado em 26/02/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Aprendizagem Criativa, Cenge, Computação, inovação, PRPPGI.