UFPel matricula aprovados do PAVE com ingresso no primeiro semestre

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou, nestas segunda e terça-feira (21 e 22) as matrículas dos 374 aprovados no Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) cujo ingresso será neste primeiro semestre do ano. Vagas que eventualmente não forem preenchidas serão ocupadas por meio de lista de espera, cujo edital deverá ser divulgado ainda nesta semana.

Esse é o primeiro procedimento de matrícula que obedeceu à Lei Nº 13.726, de outubro de 2018, conhecida como “Lei da Desburocratização”. A regulamentação contempla, por exemplo, que documentos utilizados para fins de cadastro sejam entregues em cópias simples, e sem necessidade de apresentação de certidão de nascimento do candidato, bastando apenas o RG. A única documentação exigida em formato original é a comprovação da conclusão do Ensino Médio. Além disso, não é necessária a fotografia, que será feita na confecção da carteirinha estudantil. De acordo com a gestora da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), Emileni Tessmer, a determinação conferiu agilidade ao processo.

Depois da entrega da documentação, conforme o caso, os candidatos já eram encaminhados para as comissões de avaliação de cotas raciais, socioeconômicas e para pessoas com deficiência, que estavam atendendo no mesmo prédio.

Para a caloura em Relações Internacionais Nhatane Moreira Otto, 17 anos, natural de Piratini, o PAVE facilitou seu ingresso na Universidade. “É uma experiência ótima. Fico feliz de ver que ainda abriu mais chances para quem vem de escola pública”, contou a moça, que teve toda a vida educacional nesse formato. O PAVE ganhou, já nesta edição, uma nova distribuição de vagas: 75% delas foram reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. Agora, a nova universitária começa uma fase cheia de expectativas. “Quero alcançar meus objetivos e sair daqui para o mundo”, disse.

Depois da alegria da aprovação, chega a ansiedade de morar em um lugar novo em um momento de novidades. Assim é para Lucía Gabriela Ferreira da Silva, 17, que vem do Chuí para estudar Química. Para ela, o desempenho no PAVE foi um avanço gradual, que culminou com a nota positiva para o curso que, em uma visita do colégio à UFPel, conquistou seu coração. “Me apaixonei pelo laboratório de Química. Pensei: é aqui que eu quero ficar”, conta a jovem, que agora começa a ambientação em Pelotas.

Matrícula para o segundo semestre
No dia 9 de junho deverá ser divulgado edital que regulamenta a matrícula dos candidatos aprovados para ingresso no segundo semestre do ano. Informações sobre as matrículas do PAVE podem ser obtidas aqui.

PAVE
Esta edição do PAVE disponibilizou 1.012 vagas, em todos os cursos da UFPel. Foram 789 para o primeiro semestre e 223 para o segundo. No momento da divulgação do número de inscritos por curso, as vagas que não tiveram candidatos interessados já foram transferidas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, o PAVE ocorre de forma sistemática avaliando o candidato ao longo do Ensino Médio. Saiba mais aqui.

Publicado em 22/01/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags alunos, calouros, PAVE.