Isabel Rasia e Andyara Barbosa assumem a direção da FAT

A Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas (FAT/UFPel) empossou nesta segunda-feira (14) sua nova gestão principal. As professoras Isabel Cristina Rosa Barros Rasia e Andyara Lima Barbosa assumiram as funções de diretora e vice-diretora, respectivamente. Deixaram os cargos, depois de oito anos em atuação conjunta, os professores Simone Portella Teixeira de Mello e Edar da Silva Añaña.

Ao assumir a liderança da FAT, Isabel destacou a responsabilidade em dar continuidade ao trabalho dedicado da gestão anterior em diversas frentes, além da oportunidade de criar algo novo. A diretora fez referência aos seis princípios que devem nortear a atuação na FAT: respeito em todas as relações, transparência, integração das pessoas e dos múltiplos campos do saber presentes na Unidade, valorização e estímulo à qualificação dos servidores, democratização da participação e respeito às diferenças e imparcialidade e democratização como base de atuação. “Esses princípios irão se efetivar através de objetivos e ações que pretendemos pôr em prática com ampla discussão e apoio da maioria da comunidade da FAT”, adiantou.

Dentre os desafios listados pela gestora, estão a turbulenta conjuntura política e a luta contínua pela manutenção da universidade pública, com liberdade de expressão e acesso da população, busca por espaço físico e condições estruturais e efetivação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Plano de Desenvolvimento de Unidade (PDU) da FAT. Além disso, repensar a estrutura da Unidade, promover a qualidade e buscar parcerias nacionais e internacionais. “O desafio é grande, mas a proposta de trabalho dessa gestão foi construída com o apoio e a participação de docentes, técnico-administrativos e discentes e temos a certeza de que serão agentes protagonistas de mudanças tão necessárias na condução do trabalho. A gestão se faz com pessoas e para as pessoas”, pontuou.

A vice-diretora, Andyara Barbosa, ressaltou a disposição de trabalho da dupla para que a instituição continue sendo referência em ensino, pesquisa e extensão.

Parceria
Encerrando um mandato de quatro anos à frente da FAT – com ainda quatro anteriores como vice, tendo Añaña como diretor -, a professora Simone de Mello lembrou que a Unidade cresceu em número de alunos e de servidores, mas que os aspectos mais importantes a serem destacados são os momentos e sentimentos vividos. A docente agradeceu familiares, amigos e servidores pela força e cumplicidade. De acordo com Simone, o período foi de aprender mais sobre a natureza humana e o trabalho na UFPel, que cada vez recebe mais exigências por parte de órgãos reguladores. “Quando resolvemos as questões dos alunos, aí é que vemos sentido na gestão acadêmica”, destacou.

O então vice-diretor agradeceu a solidariedade recebida no período da parceira de oito anos entre os dois docentes e se disse feliz com a FAT que entregam às sucessoras. “Tivemos muito mais ganhos do que perdas”, disse. “Contem conosco para o que der e vier”.

Gestão para a instituição
O reitor Pedro Curi Hallal saudou a nova direção convidando para que se vejam como gestoras da UFPel, não apenas da FAT. “Precisamos de espírito de solidariedade na Universidade. E, às vezes, o melhor para a Instituição não significa o melhor para a Unidade. Isso é efetivamente importante para a UFPel”, afirmou.

A aproximação do curso de Turismo com as demais graduações da FAT, a integração com o curso de Economia – pertencente ao Instituto de Ciências Humanas – e a necessidade de espaço físico foram elementos apontados pelo reitor como iminentes. Sobre o último ponto, Hallal adiantou que não se trata de uma pauta de fácil resolução, mas conclamou a FAT a estar unida com o grupo de Unidades lotadas no Campus Anglo para que, em cooperação conjunta, possam pensar soluções. Por fim, o gestor agradeceu a visão institucional que encontrou na direção que se despede e conclamou a nova direção a ter coragem para enfrentar situações por vezes delicadas. “Desejo que o interesse público esteja acima de tudo e que enfrentem as pautas que nem sempre são fáceis, porque isso é gestão de verdade”, ressaltou.

Esteve presente na cerimônia, ainda, o representante do Conselho Regional de Administração (CRA) em Pelotas, Anselmo La Rocca.