Emoção e festa no ato do Listão do Pave

Muita festa e choro. Por mais de uma vez, o reitor da UFPel, Pedro Hallal, teve de parar a leitura do Listão de aprovados do Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar), na cerimônia de divulgação da lista, na manhã desta sexta-feira (11), em função das manifestações de alegria e emoção.

O público praticamente lotou o auditório térreo do Campus 2, com candidatos, seus amigos e familiares e representantes de escolas. A Universidade divulgou os nomes dos 543 aprovados, que entram na Instituição por ampla concorrência e por cotas.

Em seguida à leitura, a relação já estava publicada no site da UFPel e sendo lida também pela Rádio Federal FM. Na listagem, os nomes das gêmeas Marina e Maria Helena Santin, de 17 anos, aprovadas respectivamente para Odontologia e Medicina. “Estudamos juntas em casa, usando também o youtube”, contam as meninas, naturais de Canguçu.

Concorrência

Psicologia foi o curso que apresentou a maior disputa, com 8,1 candidatos por vaga, seguido de Medicina, com 5,7, e Engenharia Civil, com 5 candidatos por vaga. Quanto às inscrições, Medicina foi o que registrou o maior número, 115 para 20 vagas, seguido do Direito, com 91 para 24 vagas, e Veterinária, 90 candidatos para também 24 vagas.

Reserva

A UFPel está ampliando a reserva de vagas no Pave para quem é oriundo de escola pública. Já no processo de 2018, foi de 75 por cento, fatia que passará para 80 por cento em 2019 e 90 por cento em 2020.

O edital de matrícula dos aprovados está publicado aqui.

Listão

Confira o Listão de aprovados em aprovados_2018_com_classificacao_e_ingresso_ALFABETICO .

Publicado em 11/01/2019, nas categorias Destaque, Notícias.