UFPel quer aprendizagem criativa no ensino, na pesquisa e na extensão

Desenvolver na Universidade uma cultura, e uma prática, de processos de ensino e aprendizagem criativos, com metodologias ativas, que tiram o foco do professor e o transportam aos conteúdos ou aos estudantes. Esta ideia está em andamento na UFPel, num primeiro momento, para ser implantada nos programas de Pós-Graduação, mas devendo, em seguida, atingir também o ensino de graduação e os projetos de extensão.

O trabalho na Universidade está sendo coordenado pelos professores Rafael Castro, da Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e do Centro de Letras e Comunicação, e Tiago Primo, do Centro das Engenharias e do Grupo Comunicação, Cultura e Tecnologias (CocTec).

Eles conduziram, na tarde da quinta-feira (6), no Polo Tecnológico de Pelotas, um primeiro encontro com coordenadores e representantes de 47 programas de pós-graduação da UFPel e com pessoal das Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão e Cultura, que assistiram a um debate sobre o assunto com os professores Amarolinda Klein, da Unisinos, Alex Sandro Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco, Carolina Rodeghiero, do Massachusetts Institute of Technology e da UFPel, Leo Burd, do Massachusetts Institute of Technology, e Kelen Bernardi, do Elimu Social da UFPel.

De acordo com os coordenadores do trabalho, a ideia é desenvolver competências privilegiando atividades práticas, usando o conceito das metodologias ativas. “Queremos estimular o uso de novas formas de ensino e aprendizagem”, dizem Rafael e Tiago. Para tanto, desejam criar, na sequência das atividades, um Grupo de Trabalho Institucional na Universidade com foco no tema. É objetivo ainda a criação de disciplinas sobre o assunto nos programas de pós-graduação.

Para se ter uma ideia da importância que o tema da aprendizagem criativa está ganhando, eles lembram que este ponto vem entrando nas avaliações realizadas pela Capes.

A próxima etapa do trabalho ocorre já na semana que vem, na quinta-feira, dia 13, também às 14h no Polo Tecnológico, quando será realizada, com o pessoal dos programas de pós-graduação e das pró-reitorias, uma oficina sobre o assunto.

Publicado em 07/12/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.