Início do conteúdo

Conservatório promove Concerto de Natal com corais

O Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fará o encerramento de suas atividades de 2018 oferecendo um Concerto de Natal com a participação dos Corais Infanto-Juvenil e Feminino do Conservatório de Música. O evento será no dia 15 de dezembro, às 20h, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. A entrada é franca.

Coral Infanto-Juvenil
O Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música da UFPel foi fundado na década de 90, sob coordenação e direção da professora Leda Maria Vieira Pacheco. Inicialmente congregou alunos dos cursos de instrumentos e teoria musical do Conservatório de Música, sendo mais tarde aberto à comunidade da UFPel. Foi reativado no segundo semestre de 2017 e atualmente conta com 18 integrantes. O Coral é aberto a toda comunidade com faixa etária entre nove e 14 anos de idade. Tem como regente Raquel Conceição Barbier.

Coral do Conservatório de Música
Fundado no ano de 1943, por iniciativa do professor e diretor Milton de Lemos, teve como regente Lourdes Nascimento, professora de canto do Conservatório de Música. Foi composto inicialmente por 40 vozes femininas de alunas e ex-alunas do Curso de Canto da escola. A atividade do coro remonta à sua data de fundação – sua primeira audição foi em 1918. Após a saída da professora Lourdes Nascimento do Conservatório, ela fundou o Coral Artístico Princesa do Sul com as mesmas integrantes do Coral do Conservatório. Após seu falecimento, o Coral foi assumido pela professora de canto Therezinha Oxley Rodrigues, a qual ficou à frente do trabalho até o ano de 2017. Em 2018, o Coral retornou para o Conservatório de Música, passando a chamar-se Coral Feminino do Conservatório de Música. Conta com 30 vozes e está sob a regência de Raquel Barbier.

Ambos os corais são acompanhados pelo pianista Felipe Bunilha, aluno do professor Marcelo Macedo Cazarré.

Publicado em 30/11/2018, em Destaque, Notícias.