Aluno de Medicina da UFPel é 1º lugar nas Olímpiadas de Anatomia

Daniel Strohschoen Bohn, estudante do quarto semestre de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conquistou o 1º lugar na 3ª Olimpíada de Anatomia realizada pela editora Elsevier, referência mundial em literatura médica e científica.

A competição de nível nacional teve quase sete mil inscritos e foi dividida em seis fases: cinco provas on-line de múltipla escolha em que contavam o número de acertos e tempo de realização, e uma sexta etapa, feita presencialmente no dia 3 de outubro. A primeira fase ocorreu no dia 17 de julho e todos os alunos da área da saúde inscritos participaram. A partir desse ponto, o número de competidores reduziu gradativamente de acordo com o desempenho, chegando à última fase apenas os cinco melhores.

O jovem de 22 anos participou pela primeira vez da Olimpíada, graças a um colega que comentou sobre o evento, no último dia de inscrições. Bohn conta que a cada fase superada, se dedicava mais aos estudos, mas que não esperava conquistar o primeiro lugar.

O estudante também diz que foi uma grande experiência, já que sempre gostou de competir e testar seus próprios limites. Bohn diz acreditar que todo o conhecimento que adquiriu enquanto estudava para a Olimpíada é muito importante e agregou muito à sua formação, principalmente pelo curso que ganhou.

A premiação para o primeiro lugar da Olimpíada é a participação no curso de Anatomia Clínica aplicada em cadáver fresco, na Flórida/Estados Unidos. Sobre essa oportunidade, o jovem conta que está muito feliz e motivado.

O estudo
“Quando comecei a avançar [nas Olimpíadas], passei a pesquisar questões da editora e fui aprofundando os estudos, porque o nível estava ficando bem alto. Quando eu não sabia a resposta, pesquisava, revisava e adicionava algumas anotações no meu livro”, conta.

Antes de estudar na UFPel, Bohn iniciou o curso em outra universidade. “O primeiro semestre era basicamente anatomia, então eu estava bem focado e passei a estudar bastante e me dedicar. Nas férias eu comecei a fazer um livro de anatomia, um amigo me ajudou na edição e no semestre seguinte meus colegas começaram a se interessar. Todo semestre eu ia complementando com coisas novas, quando vim para a UFPel adicionei o que eu aprendi aqui também”, lembra. Seu objetivo com o livro era ter um resumo para estudar e ajudar seus colegas, já que “achava os resumos que a gente usava insuficientes para a prática médica”.

Bohn conta que usou muitas imagens e bom-humor ao longo do livro, para que os alunos se motivassem a continuar estudando. Para o aluno, todo o estudo da área de anatomia, não apenas na época da competição, foi o que ajudou em sua conquista. “Fui revisando várias vezes esse conteúdo, acho que foi isso que permitiu meu desempenho, porque tive muito contato com a área”.

A escolha da Medicina
O jovem nascido em Venâncio Aires queria seguir carreira como atleta, mas conta que precisou parar de jogar ainda no Ensino Médio em consequência de uma lesão. “Precisei fazer uma cirurgia e aí tive contato com a medicina e com médicos ortopedistas e gostei, então decidi que queria fazer Medicina”.

Publicado em 30/11/2018, nas categorias Destaque, Notícias.