UFPel celebra 50 anos de sua primeira turma de médicos

A histórica construção do Instituto de Hygiene, que abriga a direção da Faculdade de Medicina da UFPel, e o auditório da unidade receberam, na manhã do último sábado (24), a comemoração dos 50 anos de conclusão de curso da sua primeira turma de médicos. O ato contou com a entrega de certificados de honra ao mérito e inauguração de quadro comemorativo. Já à tarde, na Bibliotheca Pública Pelotense, houve o lançamento de livro de memórias da turma.

A atividade solene da manhã contou com a presença do reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, do diretor da FaMed, Marcelo Capilheira, e diversos ex-diretores da unidade, além dos grandes homenageados do dia: os médicos que completavam seu jubileu de ouro.

Em sua fala inicial, Capilheira aproveitou para ler a ata da colação de grau do grupo, ainda pertencente ao Instituto Pró-Ensino Superior no Sul do Estado (Ipesse), uma das instituições que ajudaram a fundar a Universidade Federal de Pelotas.

Tomando a palavra, o orador da turma à época, Gley Pacheco Costa, novamente falou em nome de seus colegas. Destacou a “Leiga” como o berço dos primeiros aprendizados da área, também como uma jornada de incertezas, visto que esta era o grupo pioneiro da nova escola médica. Entretanto, louvou o legado da Faculdade, afirmando que lá foi aprendida a essência do exercício da Medicina: “Quando todos os recursos fracassam, o que resta ao paciente é a presença do médico”.

Logo em seguida, os componentes da turma foram chamados individualmente para a entrega de homenagens: um certificado de honra ao mérito, em nome da UFPel e da FaMed, um diploma do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) e uma placa preparada pelo próprio grupo.

Finalizando esse primeiro ato, o reitor demonstrou sua emoção em presenciar a cerimônia: “Tenho um imenso orgulho da história dessa universidade e dessa faculdade”. Para Hallal, essas são histórias que merecem ser compartilhadas. Ele ainda agradeceu o fato de esses profissionais terem carregado o nome da UFPel onde estiveram. “Certamente, o maior patrimônio que a UFPel tem são as pessoas que ela formou”, pontuou.

Após o término da cerimônia, os presentes se encaminharam ao hall da direção para a inauguração do quadro comemorativo aos 50 anos de formatura. Participaram do descerramento, um formando, um docente e a superintendente do Hospital Escola da UFPel, Vera Silveira.

O álbum fotográfico completo da cerimônia está disponível neste link.

Publicado em 28/11/2018, nas categorias Destaque, Notícias.