Pesquisadores da UFPel estão entre os cientistas mais influentes do mundo, aponta ranking

Lista Highly Cited Researchers identifica cientistas que têm maior impacto na comunidade de pesquisa internacional

Os epidemiologistas Ana Baptista Menezes e Cesar Gomes Victora, da Universidade Federal de Pelotas, estão entre os pesquisadores mais citados na literatura científica mundial, segundo o ranking Highly Cited Researchers, divulgado nesta terça-feira (27) pela consultoria Clarivate Analytics.

Em sua 5ª edição, a lista leva em consideração todos os trabalhos publicados pelos pesquisadores e o número de citações por pares, tendo por base a plataforma Web Of Science.

A distinção reconhece cientistas que se tornaram referência em seu campo de atuação e produziram trabalhos que são ponto de partida para o desenvolvimento de novas pesquisas.

A relevância do trabalho desses pesquisadores se traduz pelo número de vezes que são citados por outros autores – estar na lista significa ter diversos artigos que estão entre os 1% mais citados ao longo de uma década, considerando-se 22 áreas do conhecimento estabelecidas pela bibliometria do Web of Science.

Pioneira em estudos populacionais e políticas públicas em saúde pulmonar

Natural de Pelotas (RS), Ana Menezes é professora titular aposentada na área da Pneumologia e Clínica Médica e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia na mesma universidade. É coordenadora de projetos nacionais e internacionais em pneumologia e saúde pública, especialmente ligados à prevalência de tabagismo, câncer e de doenças pulmonares.

Nos anos 90, colaborou com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer em estudos sobre câncer de cabeça, pescoço e pulmão – em que o principal fator de risco é o tabagismo.

Diante da escassez de números sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (bronquite crônica e enfisema) na América Latina, coordenou o primeiro levantamento de base populacional na região. O estudo PLATINO se constituiu em uma de suas mais importantes contribuições para a área da epidemiologia respiratória, com a principal publicação dos resultados feita na revista The Lancet, em 2005.

É coordenadora da Coorte de Nascimentos de 1993 em Pelotas, que acompanha a saúde de todas as crianças nascidas na cidade no ano de 1993, tendo contribuído para demonstrar a importância dos fatores presente durante a gestação e os primeiros anos sobre a saúde respiratória a longo prazo.

A epidemiologista teve contribuição decisiva para o estabelecimento de políticas públicas de prevenção do tabagismo. Com base em resultados de suas pesquisas populacionais, trabalhou para a consolidação da Lei Antifumo (Lei 5.757) em Pelotas (RS), em vigor desde 2010. À época, a cidade foi pioneira na adoção de lei antitabagista no Rio Grande do Sul.

Líder em saúde materno-infantil e equidade em saúde

Natural de São Gabriel (RS), o epidemiologista Cesar Victora é um dos líderes mundiais em saúde infantil e um dos mais proeminentes pensadores nos campos da saúde e nutrição materno-infantil, avaliação de programas de saúde e equidade em saúde. Professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, tem posições honorárias nas Universidades de Harvard, Oxford e Johns Hopkins.

As pesquisas de Victora definiram políticas públicas públicas de saúde e nutrição materno-infantil. Na década de 80, o pesquisador conduziu o primeiro estudo a demonstrar a importância do aleitamento materno exclusivo para prevenir a mortalidade infantil. As descobertas levaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o UNICEF a estabelecer a política que recomenda mães a amamentarem seus bebês exclusivamente nos primeiros seis meses de vida, sem oferta adicional de chás, água ou sucos.

Victora é um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos padrões internacionais de referência para o crescimento infantil da OMS.  O epidemiologista coordenou e ajudou a definir a metodologia do estudo que deu origem as curvas de crescimento infantil, adotadas hoje em mais de 140 países.

O professor emérito da UFPel é mundialmente reconhecido por seus estudos de coortes de nascimentos. À frente de um consórcio internacional de estudos do tipo coortes de nascimento, Victora demonstrou a importância dos primeiros mil dias de vida, que vão da concepção até os dois anos de idade, para a saúde da infância à idade adulta, incluindo a prevenção de doenças crônicas e o desenvolvimento de capital humano.

Com mais de 700 publicações científicas e de 26 mil citações na Web of Science, Victora é um dos líderes do Centro Internacional de Equidade em Saúde, onde trabalha no estudo das desigualdades em saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil em países de baixa e média renda. Sua equipe de pesquisa analisa dados de mais de 90 países para avaliar a equidade na cobertura de intervenções de saúde comprovadamente reduzidas mortalidade neonatal e infantil, como apoio à agenda dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável da ONU.

Publicado em 28/11/2018, nas categorias Destaque, Notícias.