Integração com a comunidade marca encerramento da IV SIIEPE

A integração da Universidade com a comunidade em geral marcou o show de encerramento da IV SIIEPE (Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPel, realizado no começo da noite da quinta-feira (1º), no Largo do Mercado, no Centro de Pelotas. No evento, grupos musicais da Universidade se apresentaram ao público, que interagiu e se integrou com os artistas da UFPel, não só assistindo mas também participando ativamente dos shows.

O momento contou com as participações de grupos como o Programa de Extensão em Percussão Pepeu, a Orquestra da Universidade, o Grupo de Flautas e apresentação de HipHop, que compartilharam o palco montado em frente ao Lyceu, onde agora está o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.

Falando em nome da Gestão Central da Universidade, o vice-reitor Luís Amaral, na manifestação de encerramento da SIIEPE, disse que a UFPel está conectada com a comunidade, lembrou a pujança dos eventos da Semana Integrada, que registrou mais de três mil trabalhos em todos seus eventos, e ressaltou que a Instituição está atendendo às demandas da sociedade.

Integração

Embalado pela música do Grupo Pepeu, o contabilista José de Freitas, 61 anos, disse que estava muito contente em ver, e ouvir, parte da produção artística da Universidade daquela forma, em público e para quem desejasse participar, livremente. “As pessoas têm de saber a qualidade do que é feito aqui. Temos de valorizar e apoiar a produção local, ainda mais desta qualidade que está sendo mostrada”, afirmou.

Da mesma forma, a dona de casa Luísa Guimarães, 43 anos, saudou o evento, como forma de colocar a Universidade mais próxima da população. “E nada melhor do que a arte, a boa música para fazer isso”, frisou.

“Vou chegar um pouco mais tarde em casa hoje”, disse a comerciária Jeniffer Costa, 21 anos, que parou no local para ver os shows quando saía do trabalho. Ela ressaltou o fato de o evento estar sendo realizado ao mesmo tempo que a Feira do Livro. “É muita coisa boa junto. Temos de aproveitar”, completou.

Semana

Mais de 3 mil trabalhos foram apresentados na 4ª edição da SIIEPE, realizada de 22 a 26 de outubro na UFPel. Foram 518 ouvintes inscritos. As apresentações ocorreram no Campus II e no Campus Anglo. A 4ª SIIEPE envolveu o 2° Congresso de Inovação Tecnológica, com 74 trabalhos inscritos, o 4° Congresso de Ensino de Graduação, com 423 inscritos, o 5° Congresso de Extensão e Cultura, com 419 trabalhos inscritos, a 20ª edição do Encontro de Pós-Graduação, com 740 apresentações, e a 27ª edição do Congresso de Iniciação Científica, com um total de 1.475 trabalhos inscritos.

A novidade desta edição foi o evento Sua tese em 3 minutos (3MT), que ocorreu no dia 25, no auditório 2 do Centro de Artes. No evento, acadêmicos de doutorado tiveram três minutos para apresentar sua tese. O desafio do 3MT foi apresentar a pesquisa de maneira concisa para o público de não acadêmicos. Foram apresentados 18 trabalhos de diferentes programas de doutorado da UFPel, indicados em processos de seleção interna.

Publicado em 05/11/2018, nas categorias Destaque, Notícias.