Sua Tese em Três Minutos é realizada pela primeira vez na UFPel

A novidade neste ano na SIIEPE (Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPel, a atividade Sua Tese em Três Minutos (3MT), está sendo realizada na tarde desta quinta-feira (25), no auditório 2 do Centro de Artes, que superlotou em função do evento.

Na 3MT, 18 doutorandos de programas da UFPel têm três minutos para, numa linguagem coloquial e não científica, explicar para o público a importância da sua tese. Uma comissão da sociedade em geral, formada por seis pessoas não vinculadas à Universidade, escolhe as melhores apresentações.

As melhores apresentações são premiadas: R$ 2 mil para o primeiro lugar, R$ 1 mil para o segundo lugar e R$ 500,00 para a escolha da plateia, valores que serão pagos na forma de auxílio-eventos, para serem usados em 2019.

Os programas de pós-graduação puderam enviar apenas um doutorando para a atividade, escolhido em processo que ocorreu dentro dos PPGs. Saiba mais sobre o 3MT em https://wp.ufpel.edu.br/enpos/ .

Confira os trabalhos apresentados:

Educação física no Instituto Federal Sul-rio-grandense: desenvolvimento da autonomia do(a) educando(a) – Fabiana Celente Montiel.

Diagnóstico de cárie ao redor de restaurações e decisão de tratamento – Cácia Signori.

Sustentabilidade e multifuncionalidade dos espaços rurais: o caso do Complexo Eólico Campos Neutrais – Letícia Bauer Nino.

Coortes na web: uma plataforma gamificada para conduzir pesquisas epidemiológicas pela internet – Cauane Blumenberg Silva.

Impactos da inflamação na fertilidade de bovinos – João Alveiro Alvarado Rincon.

Imobilização de xilanase pela técnica de electrospinning: características de fibras, comportamento enzimático e aplicação na produção de cervejas – Jaqueline Pozzada dos Santos.

Inovações biotecnológicas na terapêutica do câncer – Martha Lucia Ruiz Benitez.

Da tela à trama: as metáforas e a heteronormatividade na série de televisão “sessão de terapia” – Ane Thurow.

Novas estratégias para avaliar os distúrbios na glândula tireoide: A química envolvida no diagnóstico e prognóstico de doenças – Diogo La Rosa Novo.

Respostas epigenéticas associadas à memória do estresse salino em arroz – Marcelo Nogueira do Amaral

Gestos do aprender: ambiências e performances rituais entre a escola e a rua – Lisandro Lucas de Lima Moura.

Bioquímica e Bioprospecção – Daniel Schuch da Silva.

Energy-aware Coverage Path Planning with Unmanned Aerial Vehicles – Taua Milech Cabreira.

Espuma vítrea impregnada com nanopartículas de ZnO para tratamento de efluentes – Eduarda Medran Rangel.

Larvas de dípteros (Arthropoda: Insecta) para o tratamento de lesões tegumentares: uma abordagem multissistêmica – Franciéle de Souza  Masiero.

Atuação do lipopolissacarídeo no sistema reprodutivo de bovinos – Andressa Stein Maffi.

Relações de trocas no território da Cracolândia (SP) – Paola de Oliveira Camargo.

Avaliação do modelo SWAT como ferramenta para gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo – Alice Steinmetz .

Semana

Na SIIEPE, são cinco grandes eventos ocorrendo simultaneamente, até esta sexta-feira (26), no Anglo e no Campus 2, que são o II Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o IV Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o V Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o XX Encontro de Pós-Graduação (Enpos) e o XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC). Saiba mais sobre a Semana e seus eventos em https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ .

Publicado em 25/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.