Não existe futuro sem um ensino superior como direito, diz Tamarit

O professor  da Universidade Nacional de Córdoba Francisco Tamarit disse que o ensino superior é um direito e um  bem social, público e estratégico, não havendo futuro sem isso. O docente argentino esteve na UFPel nesta segunda-feira (22) para proferir a conferência de abertura da 4ª Semana Integrada de Inovação, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), cerimônia que lotou o auditório da Faculdade de Direito.

Para o professor, coordenador geral da Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe, ocorrida em junho, em Córdoba, a Reforma de Córdoba, realizada há cem anos e criadora de um novo conceito de universidade, ainda pode ser modelo e referência para as instituições do continente. “Pode sim, pelos valores apresentados pelos reformistas. É uma ferramenta de transformação dos povos que deve ser compartilhada em toda a América”, frisou.

Ele observou que, em primeiro lugar, é preciso consolidar a integração dos sistemas de educação superior dos países, para depois tomar posição perante a ordem mundial. “A universidade latino-americana não pensa na integração. Isto tem que mudar”, defendeu.

Tamarit vê desafios que têm de serem enfrentados e vencidos, como por exemplo como fazer com que o ensino superior seja um direito para a maioria e como melhorar a inclusão e a qualidade do ensino, tudo isso com respeito social e considerando as diversidades culturais.

“A América Latina é uma região injusta, desigual e violenta. Temos de melhorar para atender as necessidades das populações. Não será o mercado que vai fazer isso”, alertou.

Encontro

Antes da conferência, na tarde da segunda-feira, o professor argentino foi recebido, no Gabinete, pelo reitor Pedro Hallal, pelo vice-reitor Luís Amaral, pelo pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, pela assessora da Reitoria Lúcia Peres e pelo coordenador de Relações Internacionais, Max Cenci. No encontro, o reitor agradeceu a presença do docente na UFPel e eles conversaram sobre possibilidades de intercâmbio e integração com universidades da região de Córdoba e com redes de instituições do continente.

Abertura

Coube ao vice-reitor da UFPel fazer o discurso de abertura da Semana Integrada, no ato realizado no começo da noite de segunda-feira, na Faculdade de Direito. Entre suas manifestações, referências à Declaração de Córdoba sobre Ensino Superior como Bem Social. “Devemos buscar o desenvolvimento sustentável de todos os seres humanos”, registrou. A equidade e o uso da educação como forma de pacificação também foram pontos de destaque na fala de Luís Amaral.

Publicado em 23/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.