Faculdade de Educação inaugura Brinquedoteca

Um verdadeiro convite ao lúdico, à imaginação, à liberdade, ao ser feliz. Assim é a Brinquedoteca inaugurada na manhã desta quarta-feira (17) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel). O espaço, que vai receber, no momento, crianças de quatro a oito anos, é povoado de bonecos, jogos, livros, fantasias e vários outros elementos motivadores da criatividade.

Também chamada de “Brinque FaE”, a Brinquedoteca tem no cerne a missão de ser um lugar para enriquecer e alegrar. De acordo com o coordenador do espaço, professor Edson Ponick, o brincar desenvolve a imaginação, a criatividade e desperta para um mundo diferente, mas dentro do contexto em que a criança vive. “Brincar é essencial para ser gente. Nos humaniza. Nos liberta”, destaca o docente.

Inaugurada no mês do Professor, da Criança, e em que o curso de Pedagogia completa 40 anos, a Brinquedoteca vai ser espaço de encontro entre crianças e brinquedos, estudantes e crianças, professores, estudantes, crianças e brinquedos. Ou seja, uma experiência lúdica que reflete em ensino, pesquisa e extensão. “Aqui vamos acompanhar, registrar, pesquisar e conversar sobre o brincar”, pontua.

Nesse espaço lúdico, onde a imaginação tem lugar para fomentar o futuro de uma sociedade mais justa, inclusiva, solidária e criativa, são esperadas turmas de 25 a 30 crianças das redes municipal e estadual. As brincadeiras sempre têm orientação de um bolsista da Faculdade de Educação. Educandários das redondezas já começaram a frequentar o local. Em breve, a coordenação da Brinquedoteca deverá abrir o espaço também para receber filhos de servidores e alunos da UFPel. “Vai ser um espaço de aprendizagem para a gente e convivência para as crianças”, observou a estudante do sexto semestre de Pedagogia, Estefânia Konrad.

O diretor da Faculdade de Educação, professor Rogério Würdig, destacou que a Brinquedoteca valoriza a infância – e que deve ser tomada pelas crianças. “O brincar é patrimônio da humanidade e se não garantirmos esse patrimônio, ele se perde. Quando a gente brinca, a gente ganha para a vida”, disse.

Para o reitor Pedro Curi Hallal, trata-se de uma conquista para a UFPel. Destacando o empenho do grupo em tornar um sonho realidade e a equipe de infraestrutura da Universidade, ele mencionou que a missão da gestão de uma instituição é tornar possíveis as boas ideias, que surgem em vários lugares.

Participação
A Brinquedoteca da FaE também aceita doações de quem quiser ajudar a povoar esse universo com brinquedos, fantasias, livros e outros materiais. Basta entrar em contato com a equipe pelo e-mail brinquefae@gmail.com ou telefone (53) 3284-5537. Escolas interessadas em usufruir do local também podem fazer contato com a Brinque FaE pelos mesmos contatos.

A Brinquedoteca fica na Rua Alberto Rosa, 154 (Prédio do Instituto de Ciências Humanas), no primeiro andar, na sala 104.

Publicado em 18/10/2018, na categoria Notícias.