Doutorados Interinstitucionais fazem crescer e consolidam pós na UFPel

A realização de parcerias para Mestrados (MInter) e Doutorados (DInter) Interinstitucionais é essencial para o crescimento e a consolidação dos Programas de Pós-Graduação, especialmente Doutorado, na UFPel. A afirmação é do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade, Flávio Demarco.

“Quando um Programa oferece, por exemplo, um DInter, ele está ampliando a atuação da UFPel, exercendo a solidariedade com cursos de Pós-Graduação em fase de consolidação e ampliando a formação de recursos humanos qualificados, que poderão também se nuclear em novas Instituições de Ensino Superior”, analisa o pró-reitor.

Demarco recorda que todos estes critérios são considerados no processo de avaliação da Capes e contribuem para um possível crescimento do conceito. “Ainda, se este DInter é internacional, haverá um impacto positivo na internacionalização do Programa, especialmente se o Programa almeja conceito de excelência, além de impactar na internacionalização e reconhecimento da UFPel”, observa.

Atualmente,  a UFPel já iniciou um DInter com a Universidade Estadual do Ceará, na área de Educação, e outro Internacional com a UDELAR, que é a Universidade da República do Uruguai, na área de Enfermagem. “Ainda temos um Doutorado em Associação Temporária na área de Odontologia, entre a UFPel e a Universidade de Cuiabá (UNIC), Mato Grosso. Estão em fase de finalização as propostas de DInter entre o IF Farroupilha e o PPG Computação e um DInter Internacional entre o PPG Odontologia e a República Dominicana”, contabiliza o pró-reitor.

Demarco acredita que a construção das propostas de colaboração possa ter um impacto positivo na UFPel. “A PRPPGI tem estimulado a elaboração deste tipo de proposta”, completa.

Experiência positivas

“As experiências de DInter, além de enriquecerem nossas trajetórias profissionais e acadêmicas, reforçam o tema da Inserção Social, que é um dos cinco itens da ficha de avaliação dos PPGs pela Capes. Cada vez mais este tema será considerado como muito importante para a avaliação. Ademais, é uma forma de interiorizarmos a formação de pesquisadores naquelas instituições onde ainda não existe Doutorado e tampouco Doutores já formados em número suficiente para constituir seus próprios programas”, considera o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, Álvaro Hypólito.

O PPG em Odontologia está em tratativas finais para efetivação de projeto de DInter Internacional com a Universidade Iberoamericana (UNIBE), da República Dominicana. “A iniciativa é importante para a consolidação do PPG como referência na formação qualificada de doutores e na solidariedade com instituições em estágios iniciais de desenvolvimento de pesquisa”, afirmou o coordenador do DInter, Rafael Moraes. Ele diz também que a ação ainda fortalece o programa em atividades de cooperação no eixo Sul-Sul, auxiliando na internacionalização da instituição e aumento de sua visibilidade na América Latina.

Já o vice-coordenador do PPG em Epidemiologia, Fernando Wehrmeister, conta que o último DInter, realizado em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi um grande desafio para o programa. “Especificamente, pois não estamos conseguindo repor os docentes que se aposentaram nos últimos anos, o que demanda maior carga de trabalho aos remanescentes. Entretanto, apesar do aumento na carga de trabalho, a experiência foi gratificante. Conseguimos formar 12 doutores, que estão exercendo suas atividades, em sua maioria na própria UFES. Estes docentes já estão orientando participando na formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação e conseguindo financiamento para suas próprias pesquisas”, frisou.

Uruguai

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf ) iniciou, no dia 27 de setembro, as atividades acadêmicas do  Doutorado Interinstitucional com a Universidade da República do Uruguai (UDELAR).

“A proximidade da cidade de Pelotas com o Uruguai coloca a UFPel como polo de referência no intercâmbio científico, econômico e cultural. Em 2017, dois professores da UDELAR concluíram a formação de doutorado no PPGEnf e a proposta do DInter reafirma o esforço coletivo de atender as necessidades de qualificação profissional e intelectual na área da saúde no contexto regional, produzindo conhecimentos científicos pautados no desenvolvimento de sociedades saudáveis e sustentáveis”, pondera a coordenadora do programa, Elaine Thumé.

A proposta do PPG da Enfermagem prevê a formação de 13 doutores de 2018 a 2022 e mantém a abordagem interdisciplinar com duração mínima de 24 e máxima de 48 meses. Prevê a interlocução de áreas do conhecimento que envolvem o campo da saúde e educação contando com a participação de docentes dos quadros da UFPel.

“A proposta com a UDELAR reforça o compromisso social da PRPPGI da UFPel no desenvolvimento regional, avança no processo de internacionalização e solidariedade Sul-Sul, impulsiona a cooperação nas atividades de ensino e pesquisa, consolida núcleos de estudos e pesquisas e compartilha esforços coletivos na geração de uma cultura científica na área da saúde e educação”, ressaltou Elaine.

A abertura oficial do DInter foi realizada na Faculdade de Enfermagem da UDELAR, em Montevideo, e contou com as presenças do reitor Roberto Markarian, da pró-reitora Cecilia Fernandez, do pró-reitor de Ensino Fernando Pelaez, da diretora da Faculdade de Enfermagem da UDELAR Mercedes Pérez e da diretora do Centro de Pós-Graduação, Josefina Verde. A UFPel foi representada pela diretora da Faculdade de Enfermagem, Vanda Jardim, e por Elaine Thumé e Roxana Gonzales pelo PPG, com o apoio da servidora Joanna D’arc Marcello.

Publicado em 16/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.