Mensagem do Reitor – Dia do Professor

Hoje é dia de celebrar. Os 1.489 professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão de parabéns: entre permanentes (1.361) e temporários (128), são 757 mulheres e 732 homens que dedicam sua vida a ensinar e aprender, numa relação de aprendizado mútuo com os estudantes e técnicos-administrativos. Mulheres e homens que, em sua grande maioria (85%), trabalham apenas na UFPel, num regime de dedicação exclusiva.

São jovens de todas as idades. Alguns (38%) são tão jovens que nem chegaram aos 40 anos de idade, enquanto outros (8%) são jovens de 60 anos de idade ou mais. A maioria possui os títulos de Doutor (79%) ou Mestre (15%), mas todos e todas carregam, com orgulho, o Prof. antes do nome.

Os 1.489 professores da UFPel estão espalhados entre 22 unidades acadêmicas, conforme o gráfico. Na FAEM, 76% são homens, enquanto na Enfermagem, 96% são mulheres. No ICH, 53% são homens e 47% são mulheres, enquanto no IB e na FAMED é exatamente o oposto: 47% de homens e 53% de mulheres.

Profissionais que precisam vestir a capa de Super-Homem ou de Mulher Maravilha, para dar conta das atividades de ensino, pesquisa, extensão, administração, graduação, pós-graduação, Lattes, burocracia, além de viver. Mais do que lhes desejar parabéns, eu digo MUITO OBRIGADO. O trabalho de vocês faz a diferença na vida dos nossos 20 mil estudantes, além dos milhares que já passaram por aqui. Entre todos os títulos que possamos conquistar ao longo de nossas vidas, certamente, o de professor e professora deveria ser o mais valorizado.

Publicado em 15/10/2018, na categoria Notícias.