Recital de Violino e Piano reúne Yara Quércia e Vera Vianna

A Associação Amigos do Conservatório de Música promove na próxima terça-feira (9), às 19h30min, no Salão Milton de Lemos, o recital de violino e piano “Sonatas de Compositores Brasileiros”. A apresentação reunirá as musicistas Yara Quércia e Vera Vianna, ligadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A proposta deste recital emana do projeto de pesquisa da professora Yara “Repertório brasileiro de sonatas para violino e piano: aspectos formadores da técnica violinistica e da personalidade artística do intérprete”, que, além do levantamento de obras para essa formação, visa difundir um repertório pouco conhecido e incentivar os alunos ao estudo dessas obras.

Em 2016 o duo iniciou o estudo de sonatas e sonatinas com os compositores Henrique de Curitiba (Sonata 87,) Guerra-Peixe (Sonata No. 2), Cláudio Santoro (Sonata No. 4) e Ernst Mahle (Sonatina 1974). O projeto encontra-se em andamento e este é o segundo de uma série de recitais que deverão se estender para os próximos anos, sempre com a inclusão de novas obras e novos compositores.

Sobre as artistas

Yara Quercia Vieira é professora das disciplinas de violino e viola na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 1997. Atualmente tem o cargo de Professora Associada. Participou de diversos grupos de câmara da UFSM, tais como o Trio da UFSM, Trio Uirapuru e duo com a pianista Vera Vianna. Criou, juntamente com seus colegas da área de cordas da UFSM, a Orquestra de Cordas do Curso de Música da UFSM, composta por alunos e professores da instituição. Desenvolve projetos de pesquisa sobre a construção da performance em violino e viola. Graduou-se em Música – instrumentista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1983. Fez curso de Mestrado em Instrumento de Arco na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1992 e curso de Doutorado na Universidade de Iowa (EUA) em 1996.

Já Vera Portinho Vianna é graduada em Música – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria e Bacharelado em Piano pela Faculdade Wesleyan (EUA). Realizou Mestrado em Piano Performance na Universidade do Tennessee (EUA). Posteriormente recebeu bolsa de estudos da CAPES para realizar o curso de Doutorado em Pedagogia do Piano com concentração em Música Latino-americana na Universidade Católica da América (EUA). É professora de piano no Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal de Santa Maria, onde mantém atividade camerística com seus colegas e desenvolve projetos de extensão, sendo desde 2011 a coordenadora do Festival Internacional de Inverno da UFSM.

P. Florence – Sonata-Fantasia
M. Camargo Guarnieri – Sonata no. 5
– Comodo
– Terno
– Gingando
Intervalo
H. Villa Lobos – Sonata-Fantasia no. 1 “Desesperance”
C. Guerra Peixe – Sonata no. 2
– Allegro Comodo
– Recitativo
– Scherzoso

Publicado em 04/10/2018, nas categorias Agenda, Notícias.