Início do conteúdo

Mostra de Cinema, neste sábado (6), aborda a temática ambiental

Neste sábado, dia 6, às 16h, ocorre na Biblioteca Pública a Mostra de Cinema Socioambiental Com Ciência. A Mostra é uma realização da produtora Rastro juntamente com o Projeto Corra Para o Verde.

“No momento crítico de discussões relevantes para o futuro de nossas vidas como seres habitantes deste Planeta, a necessidade de levantar questões sobre nosso convívio com nosso ambiente é de extrema importância. O evento contará com a participação de diversos coletivos, organizações e movimentos envolvidos com a temática ambiental, apartidários que visam sensibilizar e conscientizar a população dos desafios que estamos enfrentando atualmente na preservação do meio ambiente”, afirmam os organizadores da Mostra.

Será exibido o longa “Sertão velho cerrado”, de André D’Elia, e antes os curtas, “Afluentes” de Grazielle Bessa e Sabrina Leão, “O espírito das águas”, produção da Rastro, “Da terra vem”, realização da Noz Audiovisual, o teaser do documentário “A sede do peixe”, produção do Curso de Cinema da UFPel em parceria com a Rastro e o Canal Futura e o curta “Sustentabilidade e cultura alternativa no Brasil”, com produção do Corra Para o Verde.

Após a exibição o evento segue com o bate-papo com os realizadores Gustavo Arruda, Vitor Mal, Eloisa Soares, Humberto Schumacher, Takeo Ito e Grazielle Bessa, tendo a mediação do professor Maurício Pinto da Silva, membro do Comitê Executivo Regional Sul dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável PNUD/ONU e docente do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFPel.
Sertão velho cerrado
Dir.: André D’Elia
(Doc, Brasil, 2018, 1h33min)
40 milhões de anos em um filme. Este documentário é uma grande campanha em defesa do Cerrado que sofre com desmatamentos recordes levando um ecossistema inteiro à extinção. Preocupados, moradores da Chapada dos Veadeiros se juntam para a elaboração de um plano de manejo que os desafia a conciliar interesses aparentemente incompatíveis, abrindo um diálogo necessário entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.

 

Publicado em 02/10/2018, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.