Computação é premiada no Chip in the Pampa 2018

A área da Computação da UFPel teve destaque no Chip in the Pampa 2018, com um prêmio de melhor artigo, uma menção honrosa e nove trabalhos selecionados entre os melhores dos eventos realizados. Os trabalhos em destaque envolvem professores e alunos das graduações em Ciência e Engenharia da Computação e do Mestrado e do Doutorado em Computação da UFPel, além de parceiros de outras instituições, como a Universidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra, a UCPel e a PUCRS.

O trabalho “Energy-Aware HEVC Transrating based on Frame Partitioning Inheritance”, tendo como autores os alunos Thiago Bubolz, Ruhan Conceição, Mateus Grellert, Bruno Zatt, Luciano Agostini e Guilherme Corrêa foi agraciado com o Best Paper no 18th Students Forum (SFORUM 2018).

Segundo o professor Guilherme Corrêa, o prêmio é muito importante, pois mostra que a Computação da UFPel vem desenvolvendo trabalhos de qualidade e de grande relevância científica já com alunos em nível de graduação. “A premiação é um reconhecimento importante que motiva tanto os alunos quanto os professores a continuarem com dedicação as suas pesquisas, mesmo no momento adverso em que nos encontramos”, relatou o prof. Guilherme.

O aluno Thiago Bubolz ficou muito feliz com o reconhecimento. Segundo ele “Foi um grande trabalho e esforço de todos. Gostaria de agradecer ao meu orientador prof. Guilherme Corrêa e os demais que me ajudaram e ajudam diariamente, tanto neste trabalho como em outros desenvolvidos no ViTech. Fico lisonjeado por ter a oportunidade de vencer o prêmio e representar a Computação e a Universidade em um evento com esta relevância. Gostaria também de parabenizar meus outros colegas de laboratório, que também tinham trabalhos igualmente bons e que poderiam tranquilamente estar representando em igualdade a qualidade da pesquisa elaborada pelo grupo. Fico muito feliz em fazer parte do ViTech, e de estar rodeado de pessoas muito competentes e receptivas que cada vez buscam melhorar as condições de pesquisa dentro da Computação e da Universidade.”

Além disso, o trabalho “3D-HEVC DMM-1 Parallelism Exploration Targeting Multicore Systems”, de autoria de Gustavo Sanchez, Luciano Agostini, Leonel Sousa e César Marcon recebeu o prêmio de Honorable Mention no 31st Symposium on Integrated Circuits and Systems Design (SBCCI 2018).

Os trabalhos destacados foram desenvolvidos no Video Technology Research Group (ViTech) da UFPel. Além dos prêmios recebidos, outros trabalhos do ViTech também tiveram destaque no evento, com quatro entre os oito melhores trabalhos do SBCCI 2018, quatro entre os oito melhores trabalhos no SForum 2018 e um entre os quatro melhores trabalhos no 8th Workshop on Circuits and Systems Design (WCAS 2018). Os autores destes trabalhos serão convidados para o envio de versões estendidas dos artigos para publicação em periódicos qualificados da área.

O prof. Luciano Agostini, líder do ViTech, avalia como muito positiva a participação da UFPel no evento. “Além de organizarmos o Chip in the Pampa e participarmos com diversos trabalhos e muitos alunos e professores, recebemos com muita alegria a receptividade da comunidade para os trabalhos que desenvolvemos. Mesmo com severos problemas estruturais, a área de Computação da UFPel tem ganhado destaque nas pesquisas desenvolvidas em diversas áreas e esse é mais um resultado importante para todos nós”, comentou o prof. Agostini.

Os outros três trabalhos destacados no SBCCI 2018 foram:

“Low-Power and High-Throughput Architecture for 3D-HEVC Depth Modeling Mode 4”, de autoria de Mariana Ucker, Vladimir Afonso, Luan Audibert, Altamiro Susin, Bruno Zatt, Marcelo Porto e Luciano Agostini.
“A Power-Efficient and High-Throughput Hardware Design for 3D-HEVC Disparity Estimation”, de autoria de Murilo Perleberg, Vladimir Afonso, Ruhan Conceição, Altamiro Susin, Luciano Agostini, Bruno Zatt e Marcelo Porto.

“Low-Power HEVC 1-D IDCT Hardware Architecture”, de autoria de Luciano Braatz, Daniel Palomino, Bruno Zatt, Luciano Agostini e Marcelo Porto.

Os outros três trabalhos destacados no SForum 2018 foram:

“Low-Complexity TZS Algorithm for Embedded Video Encoders”, de autoria de Candido Moraes, Paulo Gonçalves, Marcelo Schiavon Porto e Guilherme Corrêa.

“Approximate 4x41D-DCT Hardware Architecture Using Imprecise LOA Adder”, de autoria de Mateus Leme, Luciano Braatz, Marcelo Porto e Luciano Agostini.

“An Assessment of HEVC Intra-Frame Prediction over 360-degrees Videos”, de autoria de Iago Storch, Daniel Palomino, Luciano Agostini, Bruno Zatt e Luís Cruz.

O trabalho destacado no WCAS 2018 está abaixo:

“A Low-Power 8K@60fps HEVC Deblocking Filter Architecture”, de autoria de Roberta Palau, Jones Goebel, Guilherme Corrêa, Marcelo Porto e Luciano Agostini.

O Chip in the Pampa 2018 foi realizado em Bento Gonçalves entre 27 e 31 de agosto e foi organizado por professores e alunos da área de Computação da UFPel. O evento agrupou os principais eventos acadêmicos da área de microeletrônica do país. Além do SBCCI, do SForum e do WCAS, também foram realizados o 33rd Symposium on Microelectronics Technology and Devices (SBMICRO) e o 3rd International Symposium on Instrumentation Systems, Circuits and Transducers (INSCIT).

A lista completa de trabalhos premiados está disponível no site do evento https://wp.ufpel.edu.br/chipinthepampa2018/best-papers/ .

Publicado em 06/09/2018, na categoria Notícias.