Início do conteúdo

Hospital Dia do HE da UFPel completa 20 anos

Foi em agosto de 1998, logo após a criação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura de Pelotas, que se sentiu a necessidade da fundação do Hospital Dia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). O serviço é um sistema de internação exclusivo para portadores do HIV/AIDS, em que o paciente passa algumas horas no hospital para tratamento de enfermidades oportunistas.

Essa forma de internação é uma alternativa à internação convencional em leito hospitalar, que traz consigo a vantagem de diminuir custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e de não privar o paciente de suas atividades habituais e do convívio familiar durante o tratamento.

O Hospital Dia prioriza o diagnóstico e tratamento de doenças oportunistas e intercorrências clínicas e cirúrgicas relacionadas ao HIV/AIDS, como pneumonia, tuberculose, sífilis, toxoplasmose, dentre outras. Além disso, podem ser realizadas transfusões de sangue e exames, contando com toda estrutura de apoio e diagnóstico do HE.

A equipe é composta por três médicos, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e uma técnica administrativa. Além disso, conta com apoio da equipe multidisciplinar do hospital e demais médicos especialistas, que são consultados quando necessário. São atendidos, diariamente, de 10 a 15 pacientes.

Para comemorar os 20 anos da criação do Hospital Dia, está sendo planejada uma comemoração conjunta com o SAE, que contará com programação social e científica.

Publicado em 31/08/2018, nas categorias Destaque, Notícias.