HE da UFPel no mês de prevenção ao suicídio

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) inicia, na próxima terça-feira (4), as atividades da campanha Setembro Amarelo, criada para fomentar o diálogo e a conscientização sobre o suicídio. Palestras, oficinas e intervenções internas e externas serão realizadas com o objetivo de abrir um espaço de discussão sobre o tema.

De acordo com a Chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, Luciana Mecking, o suicídio é uma das maiores causas de morte, embora as pessoas tenham dificuldade em discutir o assunto. “Elas têm medo de encarar esse sofrimento que leva à morte e têm vergonha de falar sobre o assunto. O desconhecimento dos familiares e amigos precisa ser combatido e essa é uma das metas do setembro amarelo: conscientizar, prevenir e falar sobre suicídio. Isso é uma questão de saúde pública”, comentou.

O evento terá abertura terça-feira (4), no auditório do HE, às 10h, com o lançamento e apresentação do Protocolo de Suicídio do HE, desenvolvido pela Unidade de Atenção Psicossocial. Na semana seguinte, dia 10, serão realizadas Oficinas de Mandalas, às 10h, no auditório do HE, com a equipe de Terapia Ocupacional. A atividade não necessita de inscrições.

No dia 11, às 14h, no auditório do prédio administrativo do HE (localizado na rua Marcílio Dias), o psiquiatra Carlos Alberto Bandeira irá falar sobre “Suicídio entre profissionais da saúde”. E nos dias 17, 18 e 19 acontecerá a intervenção “Expressando sentimentos”, em frente ao HE, com um espaço e dinâmica para os colaboradores e comunidade se expressarem através de imagens e palavras.

A enfermeira Isabel Arrieira irá falar sobre Espiritualidade, no dia 21, no auditório do prédio administrativo do HE. Esse encontro será oferecido em dois horários: às 11h e às 13h30min.  Dia 25, às 10h e dia 27 às 17h45min, o psiquiatra André Patella apresentará a palestra “Avaliação, Risco e Manejo de Pacientes com Risco de Suicídio”.

Para fechar a programação, na última quinta-feira do mês, dia 25 às 14h, será desenvolvida a atividade “Cine pipoca: vamos falar sobre suicídio?” no auditório do HE, com a reprodução de um filme sobre o tema e espaço para discussão.

Publicado em 31/08/2018, na categoria Notícias.