Suinfra presta informações relacionadas à manutenção

A Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA) da Pró-Reitoria Administrativa (PRA), através de sua Coordenação Geral de Manutenção (incluídas as Seções de Manutenção dos Campi Pelotas e do Campus Capão do Leão), realiza a manutenção preventiva e corretiva do espaço físico das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFPel. Serviços de pintura predial, marcenaria, serralheria, carpintaria, jardinagem, manutenção elétrica e hidrossanitária fazem parte das atividades rotineiras da SUINFRA. Conforme o nível de complexidade da intervenção pode haver a necessidade de suporte técnico da Unidade de Apoio à Gestão de Infraestrutura (UAGI/SUINFRA), da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) ou até mesmo a necessidade de contratação de empresa terceirizada especializada.

A SUINFRA, além de atender as Ordens de Serviço (OS) ligadas à manutenção, executa atividades de obras e reformas relevantes à Universidade (entrega de imóveis alugados, reforma de espaços às atividades acadêmicas e administrativas, recuperação de imóveis ociosos, etc.), o que demanda investimento de tempo e mão de obra. No entanto, a execução dessas ações tem gerado atrasos na realização das OS’s cadastradas no Sistema de Manutenção.

Ademais, com a implantação do Sistema de Manutenção, em função especialmente de uma demanda reprimida, as solicitações por OS aumentaram exponencialmente.

Desta forma, a SUINFRA informa às Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFPel as ações adotadas e as que estão em andamento para a melhoria na qualidade e presteza de atendimento às solicitações das OS’s. São elas:

– Considerando a duplicidade de pedidos gerados pelas Unidades Acadêmicas e Administrativas e, por conseguinte, o prejuízo causado em termos de tempo de atendimento e monitoramento das execuções, ratifica-se a informação de que foi cancelado o antigo sistema de Controle de Prestação de Serviços (CPS), ineficiente do ponto de vista de controle, transparência e emissão de relatórios. Em suma, reforça-se a informação de que as CPS’s cadastradas e que ainda não foram atendidas deverão ser registradas como OS no Sistema de Manutenção.

– Tendo em vista a viabilidade de um controle efetivo de atendimento das OS’s proporcionado pelo novo Sistema de Manutenção, é possível identificar os setores com maior quantidade de solicitações pendentes de execução. Nesse sentido, está se investindo em profissionais nas áreas mais demandadas, sendo que tal ação reduzirá consideravelmente o prazo para atendimento das Ordens de Serviço.

– Novos equipamentos e ferramentas foram e estão sendo adquiridos, como, por exemplo, furadeiras, martelos, parafusadeiras, chaves de fenda, guindaste hidráulico (https://wp.ufpel.edu.br/suinfra/guindaste_hidraulico/), visando qualificar e agilizar o atendimento por parte da SUINFRA.

– Novas licitações relacionadas a antigas demandas da comunidade acadêmica estão sendo realizadas e pregões vigentes estão constantemente sendo reformulados, com o objetivo de ampliar a disponibilidade de material e de serviços especializados.

Convida-se a todos que acompanhem as ações da SUINFRA através do link https://wp.ufpel.edu.br/suinfra/category/noticias/obras/ . Há a possibilidade de se cadastrar e-mail para recebimento automático das atualizações na página da SUINFRA.

Publicado em 29/08/2018, na categoria Informes Administrativos.