Estudantes quilombolas realizam encontro

Com a intenção de fortalecimento e união, os acadêmicos quilombolas e lideranças das comunidades realizaram, neste sábado (25), o 1º Encontro de Estudantes Quilombolas da Região Sul. Cerca de 80 pessoas participaram dos debates, que versaram sobre temas como identidade quilombola no contexto universitário, articulação entre os estudantes quilombolas das universidades da região Sul do país, inclusão e permanência dentro da universidade, racismo e depoimentos sobre experiência quilombola na educação.

Integrante da Comissão Organizadora, Nara Beatriz Matias Soares, estudante de Direito da UFPel, destacou que o evento foi pensado para ser um momento de articulação em torno de um movimento estudantil quilombola. “Há ameaça de corte de verbas para a educação no país e precisamos nos unir para impedir a derrubada dos nossos direitos”, salientou. De acordo com ela, os estudantes também pretendem discutir permanentemente se as políticas de ações afirmativas na região Sul têm atendido as necessidades dos quilombolas e como fortalecer questões culturais próprias quando o aluno ingressa em um espaço tão diverso como a universidade. “Com o lema ‘a Universidade dentro das comunidades e as comunidades dentro da Universidade’ vamos tentando melhorar cada vez mais essa relação”, observou.

Para a estudante de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Angélica Pinto, o encontro reflete a importância de os estudantes negros se fortalecerem enquanto coletivo. Um momento de reforçar a identidade e o pertencimento do povo quilombola, faz coro Madaliza Nascente, aluna de Direito da FURG. “Dá visibilidade. Sempre falaram por nós. Chegou a hora de falarmos por nós mesmos”.

Debate e arte
O encontro, realizado no Auditório Térreo do Campus 2 da UFPel, teve na programação, além das palestras e rodas de conversa, apresentações artísticas das comunidades quilombolas da região Sul.

A abertura foi com o “Cântico dos Manos”, apresentação do Grupo de Dança Pérola Negra. Depois, roda de conversa sobre Identidade Quilombola e Racismo, com a professora de Sociologia Edna Alice Duarte da Rocha. Depois do almoço, houve explanação sobre a experiência profissional e comunitária do biólogo e mestre em Educação Jorge Amaro, encaminhamento de pautas para o encontro nacional – com temas como permanência, inclusão, processos seletivos e assistência social -, e encerramento com desfile do ateliê Kanimambo.

O encontro foi organizado pelos estudantes quilombolas da UFPel, com apoio da Coordenação de Inclusão e Diversidade.

Publicado em 27/08/2018, nas categorias Destaque, Notícias.