Início do conteúdo

Cine UFPel apresenta Mostra Especial Frederico Machado

Nesta semana, o Cine UFPel realiza uma Mostra Especial com os trabalhos do diretor maranhense Frederico Machado. As exibições começam na quarta-feira (29) e vão até sexta (31). Serão apresentadas seis obras.

Frederico é nascido em São Luís e como realizador, já ganhou mais de 100 prêmios internacionais. Em seus filmes, imprime uma estética singular, contribuindo para a linguagem do cinema nacional contemporâneo.

O nordeste é um berço fervilhante de produções e manifestações culturais, principalmente cinematográficas, reconhecidas internacionalmente, mas que dificilmente encontram lar em seu público nacional. Na última semana de agosto, o Cine UFPel se faz moradia para este cinema tão rico e o espectador é o convidado de honra.

Durante as sessões, serão vendidos alguns DVDs de títulos do diretor e de outros filmes distribuídos pela Lume Filmes (de propriedade do diretor). Todo dinheiro arrecadado será destinado à finalização do último filme de Frederico, “Órbitas da água”, com lançamento previsto para 2019.

Ainda será sorteado, a cada sessão, um exemplar do livro “Os Filmes que Sonhamos”, uma coletânea de ensaios e críticas sobre alguns dos filmes que a distribuidora Lume lançou no Brasil no mercado de DVD. Os mais renomados críticos de cinema brasileiro participam da coletânea. O livro é composto por 58 críticas sobre 58 filmes, escritas por 58 críticos.

29.08, quarta-feira
19h
Longa: O Exercício do Caos
(Ficção, 2013, 1h11)

Um pai autoritário vive com suas três filhas adolescentes em uma fazenda afastada, no interior do Maranhão. As meninas sofrem com a ausência da mãe, supostamente desaparecida, e ao mesmo tempo precisam lidar com a exploração de um capataz, que aproveita da sua inocência e fragilidade.

Classificação indicativa: 16 anos

Curta: Infernos
(Doc, 2006, 13min)
Obra fílmica sobre a personalidade e poesia de Nauro Machado pelo qual se tem a oportunidade de se conhecer o rigor e pungência de seu texto, construído em meios às ruínas da cidade de São Luis, lugar onde passa praticamente toda a sua vida e que com tal cidade estabelece uma relação de estranhamento, amor e de inevitabilidade do convívio cotidiano.

30.08, quinta-feira
19h
Longa: O Signo das Tetas
(Ficção, 2016, 1h08)
Um homem (Lauande Aires), que vive no limite entre razão e loucura, está em busca do seu passado. Para isso, ele percorre diversas cidades no interior do Maranhão para tentar reconstruir sua história. Nesse “road movie”, ele vai conhecer os mais variados tipos de pessoas e reencontra signos de sua vida, mostrando um possível caminho para sua salvação.

Classificação indicativa: 16 anos

Curta: Vela ao Crucificado
(Ficção, 2009, 13min)
A história do velório de uma criança carente e o esforço de seu pai para dar a ele um último instante de dignidade.

31.08, sexta-feira
19h
Longa: Lamparina da Aurora
(Ficção, 2017, 1h14)
Um casal de idosos segue uma vida silenciosa, sem comunicação, numa casa isolada do resto da sociedade. Essa paz é perturbada pela chegada de um homem jovem e misterioso, que se instala no lugar e mantém relações ambíguas com seus anfitriões.

Classificação indicativa: 14 anos

Curta: Angústia
(Ficção, 2016, 19min)
Um mercado humano faz um homem mergulhar em um abismo sem retorno. Sem ninguém para confiar sua tristeza, o homem desaba em sua dor.

Publicado em 27/08/2018, nas categorias Destaque, Notícias.