UFPel fará transporte para o Campus Capão do Leão com frota própria

O que parecia impossível acaba de tornar-se realidade: já estão em Pelotas os dez ônibus adquiridos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para garantir o transporte de apoio aos estudantes também ao Campus Capão do Leão. O serviço começa a operar no dia 16 de agosto, quando inicia o segundo semestre de 2018.

Reivindicação antiga dos estudantes e compromisso assumido pela atual gestão da Universidade, a aquisição de frota própria para realização desse serviço seguiu um processo de estudos de viabilidade que respeitou três etapas.

Na primeira fase, obteve-se junto à METROPLAN a confirmação da legalidade de a UFPel transportar seus estudantes de Pelotas para o Capão do Leão. A segunda fase envolveu a realização de teste da linha, a fim de obter informações sobre duração do trajeto, consumo de combustível, quantidade de veículos necessários para atender a demanda e logística em geral. Finalmente, a terceira fase foi a redação do termo de referência que embasou o processo licitatório que se concluiu com o recebimento dos coletivos.

Os dez veículos adquiridos vão melhorar sensivelmente a qualidade do transporte de apoio dos estudantes, tanto na cidade de Pelotas como para o Capão do Leão. Entre as melhorias estão a ampliação dos horários, a oferta de veículos mais qualificados, motoristas capacitados para o transporte de estudantes e a ocupação dos ônibus dentro das regras para evitar a superlotação.

A linha para o Capão do Leão partirá da Cotada, passará pelo Lyceu, depois Famed e, finalmente, chegará ao campus Capão de Leão, com saídas em três horários: às 7h, às 7h10min e às 7h20min da manhã. Um ônibus sairá diariamente do Capão para o Centro Agropecuário da Palma às 8h, às 10h, às 13h30min e às 15h30min, em viagens de ida e volta.

O investimento na frota de transporte foi de R$ 1,4 milhão, e os custos mensais com 14 motoristas e manutenção é de cerca de R$ 88 mil do orçamento de custeio. Os ônibus têm capacidade para 46 passageiros sentados e 15 em pé.

Publicado em 01/08/2018, nas categorias Destaque, Notícias.