Recital de Flauta e Piano ocorre nesta sexta-feira (3)

A aluna Mayara Araújo, formanda do curso Bacharelado em Música – Flauta Transversal da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza nesta sexta-feira (3) seu recital de graduação. O evento será às 19h30min, no Conservatório de Música da UFPel, com entrada franca. A atividade integra a programação de comemoração dos 100 anos do Conservatório. A orientação é do professor Raul Costa d’Ávila.

Junto ao pianista Patrick Menuzzi, com quem forma o Duo Arsis, Mayara apresenta o programa composto por obras representativas do romantismo e modernismo europeu, a partir dos compositores Schubert, César Franck e Prokofiev.

A página do evento no Facebook pode ser visitada aqui.

Sobre as obras:
– De Franz Schubert, as Variações sobre “Trockne Blumen” para piano e flauta, op.post. 160 D 802, foi composta a partir do ciclo de canções “A Bela Moleira”. Eles contam a história do jovem protagonista que, ao viajar seguindo o curso de um rio, se hospeda na casa de um moleiro, onde encontra trabalho e se apaixona por sua filha. Ao final da história, o jovem, tomado de paixão, comete suicídio no rio que o levou até o moinho.

– De Sergei Prokofiev, a Sonata para Flauta e Piano Op.94 de 1942, foi composta no ano seguinte à invasão Alemã à União Soviética. É caracterizada como uma sonata de guerra. Prokofiev se utiliza de motivos articulados em suas referências à guerra, e de temas melodiosos aludindo a uma nostalgia da paz.

– De César Franck, a Sonata em Lá Maior, FWV 8, composta em 1886 é uma das mais representativas obras do repertório camerístico. Originalmente para violino, mas várias transcrições para outros instrumentos ficaram famosas, sendo a versão para flauta de 1910, realizada por Franz Linden.

Sobre os intérpretes
Mayara Araújo: Natural de São Paulo, estudou música na Escola Livre de Música Edmundo Ramos Barbosa, Projeto Guri e Escola de Música Municipal de São Paulo entre os anos 2011 e 2013. Integrou, neste período, as Bandas Sinfônicas das cidades de Arujá e Itapevi, e a Orquestra Sinfônica Juvenil da EMESP. Estudou flauta com os professores Danilo Crispim (OER) e José Ananias (OSESP). No ano de 2013, foi solista do “Flashmob na Pinacoteca” com a obra “Bolero” do compositor Maurice Ravel, projeto executado por uma parceria entre o Conservatório de Paris, EMESP e Guri Santa Marcelina. Iniciou os estudos no Bacharelado em Música – Flauta Transversal na UFPel sob orientação do flautista Raul Costa d’Ávila, e vem atuando em recitais solo e de câmara. Desde 2015 desenvolve o Duo Arsis com o pianista Patrick Menuzzi e, junto ao pianista e à soprano Fernanda Miki fundou o Trio Arakime (2016-2017).

Durante sua vivência musical, participou de diversos Master Classes com flautistas nacionais e internacionais, podendo citar Vicent Luca e Anna Besson (França), Adriana Ferreira (Portugal), Christine Beard (EUA) e os brasileiros Rogério Wolff, Fernando Pacífico e Claudia Nascimento.

Patrick Menuzzi: Iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade, informalmente. No ano de 2007, passa a estudar com a professora Maria Veiga Miranda na Escola Nossa Senhora do Horto, apresentando-se pela primeira vez em recital solo. A partir do ano de 2009, já na cidade de Pelotas, foi aluno de Washington Rodrigues e do professor Marcelo Macedo Cazarré – com quem continuaria seus estudos ao ingressar no Bacharelado em Música. No Ano de 2013, já na UFPel, recebeu orientação dos professores Marcelo Cazarré e Joana Cunha de Holanda. Atualmente é aluno concluinte sob a orientação do professor Guilherme Goldberg.

Integrou o Trio Arakime (2016-1017) junto à flautista Mayara Araújo e à soprano Fernanda Miki; e, junto à flautista, o Duo Arsis, que atua desde 2015. Participou de Master Classes com pianistas brasileiros e internacionais, podendo citar os professores Olinda Allessandrini, Ney Fiaknow, Cataria Domenici, e o pianista Italiano Paolo di Gaudi.

Publicado em 01/08/2018, nas categorias Destaque, Notícias.