UFPel conquista prêmio inédito do CNPq

Durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Maceió, o aluno Iago Storch, do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu o 15º Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na categoria de Bolsista de Iniciação Científica na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. É a primeira vez que um aluno da UFPel é agraciado com esta distinção na história do Prêmio.

O estudante foi premiado com seu trabalho “Técnica de Particionamento de Tiles Dinâmica Visando o Aumento de Speedup do Processo de Codificação de Vídeos Segundo o Padrão HEVC”. Esse trabalho foi desenvolvido no Video Technolgy Research Group (ViTech) da UFPel, sob a orientação dos professores Luciano Volcan Agostini, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), e Daniel Munari Palomino, do Centro de Engenharias (CEng).

A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 24, sob a coordenação do professor Mário Neto, presidente do CNPq. O Prêmio foi entregue para o aluno e para seus orientadores pela professora Maria Zaira Turchi, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). No mesmo dia, o trabalho foi apresentado na forma de pôster, com apresentação prestigiada pelos professores Mário Neto e Maria Zaira Turchi e, também, pelo professor José Ricardo de Santana, diretor de Cooperação Institucional do CNPq, e pelo professor Marcelo Morales, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq.

No dia 25, o trabalho foi apresentado para o público no pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em atividade que reuniu todos os premiados.

Para Iago Storch, receber este prêmio e representar a UFPel e o ViTech no maior evento científico da América Latina é uma grande honra. “É uma maneira de retornar o investimento que a UFPel tem feito em mim”, destacou o aluno. Além disso, Iago considera que este prêmio representa um incentivo para seguir dando andamento ao trabalho realizado. “Saber que dentre todos os trabalhos de Iniciação Científica na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias desenvolvidos no país, o meu foi premiado, é um indício da relevância do trabalho que venho desenvolvendo, e isso me motiva ainda mais para seguir trabalhando com dedicação”, avaliou. Iago também comentou que ficou muito feliz em poder participar da 70ª Reunião da SBPC, conhecer autoridades do meio científico e ampliar a sua rede de contatos na academia.

Para o professor Luciano Agostini, esse é mais um momento importante para o ViTech, para a área de Computação, para o CDTec e para o CEng, pelo reconhecimento da qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido. “Estamos muito felizes. Essa conquista coloca a UFPel em destaque nacional e é importante para a valorização da iniciação científica em nossa instituição”, afirmou. Além disso, de acordo com ele, o prêmio reconhece um trabalho que foi desenvolvido em um grupo muito unido e produtivo, que tem algumas premissas básicas, como a valorização da capacidade dos alunos de graduação, a integração de alunos de graduação e de pós-graduação, o compartilhamento solidário dos saberes e a construção coletiva das atividades de investigação.

O professor Daniel Palomino destacou a importância do prêmio para a UFPel evidenciando o trabalho de qualidade que a Universidade e o ViTech realizam com os bolsistas de Iniciação Científica. “Foi muito legal receber esse reconhecimento em nível nacional e com a presença de autoridades como o presidente do CNPq. Fico muito feliz de ter participado da orientação deste trabalho ao lado do Luciano. O Iago é um aluno excelente como vários outros que temos no nosso grupo de pesquisa e as bolsas de iniciação científica são essenciais para que o potencial desses alunos seja desenvolvido na sua plenitude”.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, Flávio Demarco, a iniciação científica é o primeiro estágio do ingresso de um indivíduo na perspectiva de uma careira acadêmica e, de acordo com vários estudos, dá a ele maior capacidade reflexiva, maior habilidade de resolução de problemas e maior aprofundamento do conhecimento na sua área. “A concessão do prêmio enche a UFPel de orgulho, seja pelo ineditismo, seja pela relevância científica”, destacou, ao parabenizar o estudante e os orientadores. “Que sirva de estímulo aos demais discentes de iniciação científica e tecnológica no desenvolvimento de suas atividades e também aos orientadores quando tomam para si a responsabilidade e o desafio iniciar alguém nas atividades científicas e tecnológicas”, pontuou.

Além da honraria, o aluno recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil, o custeio de sua participação no evento e uma bolsa de mestrado ou doutorado para ser implementada em até 24 meses.

Publicado em 26/07/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.