Malg inaugura nova sede no coração do centro histórico de Pelotas

O Malg (Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo) da UFPel já está funcionando em nova casa. O Museu está situado agora no prédio do antigo Lyceu da Universidade, local da primeira Escola de Agronomia da cidade, situada em frente ao Largo do Mercado, no coração do centro histórico de Pelotas.

A cerimônia de inauguração da nova sede ocorreu na sexta-feira (29). No ato, o reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, disse que a nova instalação do museu é um grande presente para a comunidade e uma grande conquista. “Em casa própria, o Malg poderá planejar melhor seu futuro”, observou.

A realização de um sonho possível e de uma meta da gestão da Universidade. Assim a diretora do Centro de Artes, Úrsula Silva, classificou a abertura da nova sede. “É um espaço de reflexão para a arte e para a cultura”, sublinhou.

O diretor do Museu, Lauer Santos, disse que se tratava de um momento histórico. “Finalmente o Malg encontra sua sede definitiva, é uma conquista”, comemorou.

Já a prefeita Paula Mascarenhas lembrou que se tratava de uma grande construção coletiva, fruto de perseverança de todos. “O Malg agora está em uma casa especial, com tanta história”, afirmou.

Junto com o novo endereço, vem também um novo horário de funcionamento, que passa a ser das 8h30min às 20h, de terças a domingos. Neste primeiro momento, o Museu abre ao público somente uma galeria, que recebe mostra de parte da Coleção de Leopoldo Gotuzzo. A entrada ocorre pelo Largo do Mercado. A mostra inaugural Malg in loco já pode ser visitada.

Para agendar visitas de grupos e escolas, o procedimento permanece o mesmo. Deve ser feito por e-mail, para educativomalg@gmail.com.

Em julho e agosto, para marcar a inauguração da nova sede, será realizado um Programa de Inverno. A primeira atração será nesta quinta-feira (5), às 17h30min, quando se apresentará a Orquestra da UFPel, com a coordenação do professor Tiago Ribas. Depois, estão no programa atrações artístico-culturais diversas, como música, artes visuais e literatura.

O Museu

Inaugurado em 1986, o Museu é ligado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Sua missão está associada à conservação e divulgação da produção do pintor gaúcho e pelotense Leopoldo Gotuzzo e à produção e comunicação de conhecimento em artes visuais.

O acervo possui mais de três mil obras divididas em sete coleções, a saber a Leopoldo Gotuzzo, a dos Ex-alunos da EBA, a Dr. João Gomes de Mello, a Faustino Trápaga, a L. C. Vinholes, a Século 20 e a Coleção Século 21.

O Museu tem como rotina a exposição permanente de objetos e obras do artista, além de exposições temporárias de artistas convidados, de obras pertencentes às coleções do Museu e em parceria com outras instituições.

O Museu é um órgão suplementar do Centro de Artes aberto à comunidade e sem fins lucrativos, de natureza cultural, que tem como missão zelar pela preservação e conservação de seu acervo artístico e documental, assim como divulgá-lo amplamente, através de projetos curatoriais, expográficos e virtuais.

Cabe ao Malg  garantir a integridade física do acervo de obras de Leopoldo Gotuzzo, patrono do museu, e promover a pesquisa e a produção crítica e intelectual a respeito de sua contribuição para a história da arte brasileira. Também tem responsabilidade de desenvolver projetos educativos que ampliem o acesso da população brasileira aos bens artísticos e culturais produzidos no passado e na atualidade.

Exposições temporárias de obras pertencentes a outras coleções, incluindo a produção artística contemporânea, deverão ser realizadas no Malg em conjunto com os profissionais em atuação no Centro de Artes ou através de projetos  de cooperação interinstitucionais.

Publicado em 02/07/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.