Início do conteúdo

Encontro Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana tem como tema Mulheres e Lugares Urbanos

A UFPel realizará, de 7 a 9 de novembro, o 7º Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana (EICCMU), com diferentes abordagens acerca do urbanismo. A temática desta edição é Mulheres e Lugares Urbanos. O encontro ocorrerá no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS) da UFPel. O evento é organizado pelo Prograu (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) e pelo Laboratório de Urbanismo (LabUrb) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da UFPel, com o apoio da Fapergs ((Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul).

“Considerando a formação das cidades e da lógica urbanística prioritariamente capitalista, patriarcal e colonialista, o 7º EICCMU fomentará discussões que rompam com tal norma. Sendo assim, propõe a visibilidade das mulheres, tanto na formação de conhecimento sobre teorias e práticas urbanas, quanto nas suas vivências com a cidade”, observam os organizadores do encontro.

O Encontro tem como objetivo geral conhecer as manifestações urbanas encontradas na cidade da contemporaneidade, a partir das mulheres, seus olhares e vivências, reconhecendo o encontro entre saberes acadêmicos e populares. São objetivos específicos divulgar e auxiliar as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Urbanismo, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, linha de pesquisa Urbanismo Contemporâneo, referentes a temática do encontro; realizar a interação entre os diversos grupos de pesquisa, nacionais e internacionais, participantes do evento; e compreender por meio de oficinas, novas metodologias aplicáveis às cidades e silenciados na contemporaneidade.

A partir do Encontro, diz a organização do evento, poderão surgir como contribuições para a sociedade avanços na área de cadastro e mapeamento de configurações complexas. Também com os resultados obtidos no evento, afirmam, será possível aproximar e levar em consideração nas pesquisas tradicionais de planejamento urbano e regional dados que até então não eram computados, como as ocasionalidades, os usos informais, as culturas e as sociedades menores.

Também a produção local de metodologia e tecnologia será sistematizada durante o processo de oficinas, com uma ação metodológica nova, que aliada a outras que já fazem parte do repertório dos estudos de planejamento urbano e regional, possibilitará sua reprodução por órgãos públicos e outros centros de pesquisa. A produção de conhecimento sobre a cidade e a mulher, a partir da relação do encontro com outros centros de pesquisa, deverá ser uma contribuição. “A investigação trará avanços para o campo das ecologias urbanas que se ocupam das problemáticas da superurbanização e do ambiente em geral”, ponderam.

Serão aceitos artigos, em português e espanhol, sobre a temática do evento e assuntos gerais, para serem apresentados nas sessões temáticas Morfologia Urbana: estudos sobre a forma, estruturas e transformações da cidade; Cartografia Urbana: leituras sensíveis da experiência, intervenção e apropriação da cidade; Teoria Urbana: estudos críticos e históricos sobre o desenvolvimento e planejamento urbano e regional; e Mulher e cidade: perspectiva e lugar de fala sob a vivência da mulher na contemporaneidade, encontros e debates a partir de suas experiências profissionais e pessoais nos processos de sentidos, manutenção e formação das cidades latino-americanas.

Conforme os organizadores, o evento acolhe a multiplicidade dos trabalhos nos distintos conteúdos urbanos, não estando necessariamente interligado ao tema anual.

Inscrições em https://www.even3.com.br/7eiccmu .

Mais informações em https://www.facebook.com/7EICCMU/ e https://wp.ufpel.edu.br/eiccmu/ .

Calendário

Divulgação da programação: até 20 de julho de 2018.

Submissão de artigos: até 7 de outubro de 2018.

Resultado da submissão e envio das cartas de aceite: até 14 de outubro de 2018.

Inscrições de ouvintes e participantes em oficinas: até 31 de setembro de 2018.

Realização do evento: de 7 a 9 de novembro de 2018.

Envio dos certificados de participação e apresentação: até 10 de dezembro de 2018.

Publicação de anais: até 25 de janeiro de 2019.

Publicado em 27/06/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.