UFPel é a 54ª instituição no ranking da Pesquisa do Perfil Discente

O sucesso da 5ª Pesquisa do Perfil Discente dos Estudantes das Universidades Federais depende da participação dos estudantes das 63 universidades e os dois CEFETs (MG e RJ) que compõem o grupo de participantes. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) se encontra em 54° no ranking das IFES participantes, abaixo da colocação das demais instituições do estado em que a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) lidera, com 59,5% de participantes.

Até o momento, apenas 11,9% dos estudantes da UFPel participaram da pesquisa, 2.193 do total de 18,4 mil alunos ativos na Universidade.

A UFPel convida todos os estudantes a responder o instrumento, que é fundamental para que as ações de assistência estudantil sejam dirigidas de acordo com o perfil do acadêmico.

O estudante pode acessar a pesquisa e responder o questionário através do link que estará disponível até o dia 30 de junho.

Para participar, é necessário apenas informar o CPF e dar início ao preenchimento dos dados, que serão mantidos em segurança, sob total sigilo. E informações pessoais, como nome, CPF e e-mail serão utilizadas apenas para identificação no acesso à plataforma da pesquisa.

Sobre a pesquisa
A pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) é um levantamento realizado desde 1996 e está em sua quinta edição. Os dados coletados na pesquisa são fundamentais para gerar subsídios para políticas públicas e obter o diagnóstico de como está constituído o corpo discente das instituições federais de Ensino Superior.

Veja o posicionamento das instituições do Rio Grande do Sul*

Universidade Federal do Rio Grande – FURG
6.352 respondentes / 10.670 alunos – 59.531%
12ª colocada nacional

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
10.658 respondentes / 21.334 alunos – 49.958%
15ª colocada nacional

Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
3.824 respondentes / 12.865 alunos – 29.724%
27ª colocada nacional

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA
607 respondentes / 2.713 alunos – 22.374 %
35ª colocada nacional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
7.593 respondentes / 34.164 alunos – 22.225%
36ª colocada nacional

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
2.193 respondentes / 18.425 alunos – 11.902%
54ª colocada nacional

* Dados do final da manhã do dia 20/6

Veja a evolução da pesquisa em tempo real aqui.

Publicado em 20/06/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.