Mostra de Filmes Etnográficos terá exibição nesta segunda (11)

Na próxima segunda-feira (11), às 17h, inicia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a 3ª edição do Projeto de Extensão Mostra de Filmes Etnográficos: Olhar, Escutar e Sentir a Sabedoria Ameríndia. A entrada é franca e a sessão será no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, esquina Álvaro Chaves).

A Mostra apresenta filmes de produção indígena com sessões comentadas periodicamente. Com o objetivo de contribuir para uma aproximação da diversidade cultural dos Povos Ameríndios, a iniciativa se propõe a utilizar o audiovisual como recurso para reflexões sobre a diversidade étnico-cultural; as imagens veiculadas; as emergências políticas socioculturais dos povos ameríndios e temáticas afins.

Na exibição de abertura a Mostra terá a participação de estudantes indígenas Kaingang da UFPel, que serão os comentaristas. São convidados Laísa Erê Kaingang (mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia); Abicael Moreira (graduando em Educação Física); Graziela Cavalheiro da Silva (graduanda em Enfermagem); Rodrigo Laranjeira (graduando em Enfermagem); e Tatiane da Silva Araújo Braga (graduanda em Medicina). A apresentação da sessão fica a cargo de um dos diretores do filme, Rogério Reus Gonçalves da Rosa.

A Mostra é uma Iniciativa do Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA/UFPel). Apoio: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS/ UFPel), Cine UFPel e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel).

Veja a página do evento no Facebook.

Sobre o filme “Sabedoria Kaingang”
Sinopse: “As interações, a amizade e os conflitos de dois velhos índios no sul do Brasil. Um percurso com os nonagenários Kasu e Seu Jorge Garcia em Porto Alegre (aldeias Lomba do Pinheiro e Morro do Osso), São Leopoldo (Por Fi) e Nonoai (Terra indígena Nonoai). A memória, os rituais de cura e a luta política desse povo ligado à floresta na segunda década do século XXI”.

Direção: Karine Emerich e Rogério Reus Gonçalves da Rosa
Ano: 2015
Fotografia e montagem: Hopi Chapman
Som direto: Juan Quintans
Tradutor: Dorvalino Refej Cardoso
Produção executiva: Hopi Chapman e Karine Emerich
Produção: pH7 e Flow Filmes
Parceria: TVE e IECINE

Publicado em 07/06/2018, nas categorias Destaque, Notícias.