UFPel apresenta proposta de Unidade de Conservação no Pontal da Barra

A região, que possui um potencial natural e histórico ainda não completamente descoberto, avança em direção de obter uma Unidade de Conservação (UC). O grupo de pesquisa que propõe essa UC, formado por professores, alunos, técnico-administrativos e agentes externos à UFPel, ganha o auxilio do Município de Pelotas, através da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).

O grupo busca definir como isso poderia ser realizado com o governo municipal, delineando área da Unidade de Conservação e quais seriam as responsabilidades dos órgãos para ela. Para isso, ocorrerá um primeiro contato nesta quinta-feira (7), em reunião com os técnicos da SQA.

“Esse encontro representa o reconhecimento do valor ambiental do Pontal da Barra e do trabalho da UFPel e instituições parceiras para a proposição de uma Unidade de Conservação neste relevante ambiente da cidade de Pelotas.”, relata Otávio Martins Peres, pró-reitor de Planejamento da UFPel.

A região do Pontal da Barra contempla uma grande porção de terrenos úmidos, é possuidora de diversas espécies em extinção e de resquícios de culturas antepassadas. A área também desempenha uma função de grande importância, que é o equilíbrio hidrográfico local.

Publicado em 06/06/2018, na categoria Notícias.