UFPel recebe Recredenciamento Institucional

Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (23), a portaria nº 484/2018, do Ministério da Educação, que homologa o Recredenciamento Institucional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com validade de oito anos.

No mesmo documento, foi concedida a autonomia do Campus Capão do Leão, como Campus fora de sede. Isso significa que agora o local goza das mesmas prerrogativas administrativas que o Campus Pelotas, podendo exercer a sua autonomia universitária também sobre os cursos lá instalados.

O processo de recredenciamento foi iniciado em novembro de 2015, quando foi protocolado o primeiro dos formulários eletrônicos que compõem as fases documentais. A segunda fase, também documental, foi finalizada em agosto de 2016. As visitas ocorreram em maio e agosto de 2017, nos Campi Pelotas e Capão do Leão, respectivamente.

O processo é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca uma melhoria desse setor do sistema educacional brasileiro. Entre os critérios que são utilizados para a avaliação, estão o planejamento e a avaliação institucional, que abordará elementos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); o desenvolvimento institucional, onde são avaliados dados como a responsabilidade social; as políticas acadêmicas, entre as quais as atividades-fins de ensino, pesquisa e extensão e a própria relação da Universidade com a sociedade; as políticas de gestão e a infraestrutura física, onde estão inclusas as bibliotecas, laboratórios, instalações e a acessibilidade.

Conforme o Instrumento de Avaliação Institucional do INEP/MEC, o conceito das avaliações varia de um a cinco, sendo o maior considerado excelente. O conceito institucional da UFPel é quatro, considerando a qualidade da Instituição como muito boa.

Portaria 484,22.05.2018-Recredenciamento Presencial

Publicado em 24/05/2018, nas categorias Destaque, Notícias.