Bolsista do ViTech é agraciado com prêmio nacional inédito para a UFPel

O bolsista Iago Coelho Storch, do Video Technology Research Group (ViTech) da UFPel, foi agraciado com o prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq na categoria de Bolsista de Iniciação Científica da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Essa é a primeira vez que um bolsista de iniciação da UFPel é agraciado com o prêmio do CNPq.

O bolsista está concluindo o curso de Engenharia de Computação e desenvolve sua pesquisa orientado pelos professores Luciano Agostini e Daniel Palomino, ambos do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel. Atualmente o bolsista está em Coimbra, com bolsa do Santander, onde segue desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao grupo do professor Luis Cruz, parceiro de longa data do grupo ViTech da UFPel.

As atividades de pesquisa que motivaram a premiação resultaram no desenvolvimento de um novo algoritmo para explorar o paralelismo na codificação de vídeos digitais, melhorando o balanceamento de carga computacional entre os núcleos de processamento utilizados e, assim, ampliando a eficiência do processo. Os resultados geraram publicações relevantes e dois prêmios anteriores: o melhor artigo no 32nd South Symposium on Microelectronics (SIM 2017) e a menção honrosa no XXXIV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT 2016).

O bolsista premiado, manifestou, desde Coimbra, sua enorme felicidade por essa premiação. “Fiquei muito feliz com o prêmio e com o reconhecimento. Tenho trabalhado bastante junto com os colegas de grupo para gerar resultados de destaque, mas esse prêmio superou todas as minhas expectativas! É muito bom ser reconhecido depois de tanto esforço. Fiquei mais feliz ainda ao saber que essa é a primeira vez que um bolsista da UFPel recebe esse prêmio! Me sinto muito honrado em trazer esse prêmio para a UFPel.”, destacou Iago Storch.

Segundo o professor Luciano Agostini, orientador do bolsista, essa conquista inédita para a UFPel é importante para dar destaque na pesquisa desenvolvida com alunos de graduação na instituição e, em especial, na área de Computação. “Estamos muito felizes com essa premiação tanto pelo reconhecimento da qualidade do trabalho que desenvolvemos quanto pela alegria de poder trazer esse prêmio inédito para UFPel. Temos conquistado publicações importantes e alguns prêmios nacionais e internacionais em trabalhos liderados ou com participação destacada de alunos de graduação. As bolsas de iniciação científica e tecnológica são fundamentais nesse aspecto, pois oportunizam um contato com a pesquisa desde a graduação, além de contribuírem para a permanência e o sucesso dos alunos em seus cursos”, destacou o professor Luciano.

O professor Daniel Palomino, atual orientador do bolsista e que já trabalha com ele desde 2015, destaca que esse resultado é importante para o grupo de pesquisa ViTech e para a área de Computação. “O doutorado no PPGC é recente e conta com poucas bolsas. Vamos torcer para que o Iago decida continuar sua pesquisa na UFPel, também em nível de pós-graduação. Com seu perfil, ele tem condições de ingressar diretamente no doutorado e com a bolsa que a premiação disponibiliza, ele terá tranquilidade para seguir desenvolvendo pesquisa de qualidade e gerando novos resultados de destaque como este”, salientou o professor Daniel.

O Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica é uma parceria do CNPq com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O prêmio agracia, anualmente, três bolsistas de iniciação científica e três bolsistas de iniciação tecnológica, nas áreas de: (i) Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; (ii) Ciências da Vida; e (iii) Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Os premiados recebem R$ 7 mil em dinheiro, uma bolsa de mestrado ou doutorado e passagens e diárias para receber o prêmio na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em julho em Maceió.

Publicado em 21/05/2018, nas categorias Destaque, Notícias.