Oficina trata de Promoção da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo

Nesta sexta-feira (18), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza a Oficina de Promoção da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo, em um contexto étnico-racial e inclusivo. O encontro está sendo realizado durante manhã e tarde, no Auditório 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65).

A oficina se propõe a uma reflexão acerca dos processos fundantes (políticos, ideológicos, conceituais) das hierarquias étnico-raciais e, consequentemente, exclusões sociais decorrentes das práticas discriminatórias e do persistente preconceito racial presente na sociedade brasileira.

A partir desse momento de estudo reflexivo, pretende-se novos quadros para a constituição das comissões de verificação da autodeclaração, de modo que todos estejam coesos nos princípios que orientam tal tarefa, garantindo o acesso tão somente àqueles a quem essa política afirmativa de fato se destina, em conformidade com as orientações legais vigentes.

8h: Credenciamento
8h30min: Abertura
8h45min: Ações Afirmativas e o Enfrentamento ao Racismo Colonial (Míriam Alves, Curso de Psicologia/UFPel)
10h: Intervalo
10h30min: Negros e Quilombolas – Lutas Políticas (Marcus Spolle, Colegiado dos Cursos de Ciências Sociais/UFPel e Jilvani Farias, do Quilombo Kalunga e Faculdade de Medicina/UFPel)
12h15min: Almoço
14h: Indígenas, Diversidade e Direitos (Laisa Sales Ribeiro, do Povo Indígena Kaingang e PPG Antropologia/UFPel e Rita Cóssio, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão/UFPel)
15h: Histórico das Ações Afirmativas na UFPel (Lori Altmann, Dpto. de Antropologia e Arqueologia/UFPel)
16h30min: Intervalo
17h: Contornos Jurídicos da Heteroidentificação (Mara Beatriz Gomes, Procuradoria Federal/UFPel e PPG Sociologia/UFPel)
18h: Encerramento

Publicado em 18/05/2018, na categoria Notícias.