Enfermagem promove atividades pelo Dia da Luta Antimanicomial

Nesta sexta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para marcar a data e trazer à tona os debates necessários à causa, o Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove duas atividades. A partir das 17h, no hall do Campus Anglo, vai haver mobilização. Depois, às 19h30min, o Auditório da Reitoria recebe representantes de cursos da UFPel e da comunidade para uma mesa-redonda sobre o tema.

Entenda a importância deste dia
No final da década de 1970 com a crise dos serviços psiquiátricos brasileiros, devido à intensificação de denúncias feitas pelos trabalhadores de saúde mental frente às situações precárias de assistência às pessoas internadas em hospitais psiquiátricos, nasce o Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental (MTSM), cujo objetivo é a transformação da assistência psiquiátrica no país. Nesse sentido, os familiares e usuários de saúde mental uniram-se aos trabalhadores para lutar por condições dignas de cuidado. A partir disso, foram realizados diversos momentos de debates em espaços abertos à comunidade para que fossem discutidas as situações da saúde mental brasileira. Com isso, foi ganhando contornos a Reforma Psiquiátrica Brasileira.

No dia 18 de maio, foi realizada a 2ª Conferência Nacional dos Trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru, no ano de 1987, tendo como lema “Por Uma Sociedade Sem Manicômios”. Nesse momento o movimento expande-se e transforma-se em um movimento com a ampla participação da sociedade. Desse modo, essa data torna-se o Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

No entanto, o Grupo da UFPel, coordenado pela professora Luciane Prado Kantorski, alerta que atualmente o país vive retrocessos nas políticas públicas, com ameaças à democracia e mudanças nas políticas de saúde mental, na medida em que há uma conjuntura política que está focando suas práticas na volta do modelo manicomial, onde as pessoas são tratadas de forma desumana e presas em instituições asilares. “Consideramos de fundamental importância o somar de resistência na perspectiva de garantir avanços no cuidado às pessoas que estão em sofrimento mental”, afirmam os organizadores.

Este ano, o Grupo irá promover as ações voltadas à saúde mental da comunidade acadêmica da UFPel pois os casos de sofrimento psicológico vêm aumentando entre os alunos e identifica-se a necessidade de conversar com estudantes, professores e demais atores sobre essa questão.

Atividades do dia 18/5

– Mobilização no Dia da Luta Antimanicomial (Tenda do Afeto)
Data: 18/05/18 (sexta-feira)
Local: Campus Anglo UFPel (hall)
Horário: a partir das 17h

– Mesa-Redonda com representantes de cursos da Universidade Federal de Pelotas e Comunidade
Local: Auditório da Reitoria (Campus Anglo)

Publicado em 15/05/2018, na categoria Notícias.