Projeto leva conhecimentos sobre zoonoses a crianças da zona rural de Capão do Leão

Teve início, nesta segunda-feira (7), o Projeto de Extensão “Zoonoses Parasitárias na Escola: o Papel do Médico Veterinário como Multiplicador de Conhecimentos”. Trata-se de uma iniciativa do Laboratório de Doenças Parasitárias (LADOPAR) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do município de Capão de Leão – RS.

O Projeto contemplará as escolas municipais rurais Álvaro Berchon, Cel. Luiz Raphael Oliveira Sampaio e Profª Delfina Bordalo de Pinho, abordando temáticas referentes às principais zoonoses parasitárias de importância em saúde pública, como hidatidose, larva migrans, toxoplasmose, leishmaniose, entre outras.

O público-alvo são crianças do 1° ao 5° do Ensino Fundamental, que serão orientadas sobre prevenção e controle das zoonoses parasitárias de maior ocorrência no meio rural através de aprendizagem vivencial, palestras, material educativo e atividades lúdicas, a fim de conferir maior assimilação dos conteúdos e disseminação das informações em seu círculo familiar e social.

O Projeto conta com a participação de graduandos dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Zootecnia, Residentes da área de Doenças e Zoonoses Parasitárias, Professores e Técnicos do Departamento de Veterinária Preventiva.

De acordo com o coordenador do Projeto, professor Leandro Quintana Nizoli, do Laboratório de Doenças Parasitárias, a iniciativa busca contribuir com a educação sanitária local, transpondo os conhecimentos adquiridos no meio acadêmico para a sala de aula através da conscientização de crianças.

A médica veterinária residente Tanize Angonesi de Castro ressalta ainda a importância do Médico Veterinário como agente de transformação social e de gestão do sistema de informação e prevenção de enfermidades.

Alegani Vieira Monteiro, técnica em educação da UFPel, destaca que o envolvimento da comunidade acadêmica na atuação extensionista tem papel fundamental na formação de profissionais mais comprometidos com a comunidade da qual fazem parte.

O secretário de Educação, Gustavo Domingues Rodrigues, salienta que a tônica da Secretaria Municipal de Educação esse ano é formação. “Queremos desenvolver a Educação de Capão do Leão a partir da qualificação dos nossos profissionais e do fortalecimento das atividades pedagógicas. Neste sentido, a UFPel é uma parceira constante e imprescindível para o município. Estamos muito felizes com o Projeto do LADOPAR e confiantes que o trabalho realizado nas nossas Escolas rurais será muito bem aproveitado pela comunidade escolar”, afirma.

*Na foto: Gustavo Rodrigues, Tanize Angonesi de Castro, Fernanda Fonseca e Mara Lautenschlager, em visita às escolas rurais de Capão do Leão – RS.

Publicado em 11/05/2018, na categoria Notícias.