Museu virtual expõe obras de Leopoldo Gotuzzo

A partir de quinta-feira (12), estará disponível no Museu de Arte do Campus Virtual da UFPel no Vgrid uma nova exposição, agora da Coleção Leopoldo Gotuzzo. A mostra faz parte das ações do projeto de extensão da UFPel coordenado pela professora Juliana Angeli, do Centro de Artes, e pelo professor Carlos Campani, do Instituto de Física e Matemática, e propõe a realização de exposições virtuais ao longo de 2017 e 2018.

A exposição Coleção Leopoldo Gotuzzo, com curadoria da professora Juliana Angeli, apresenta ao público um recorte da coleção pertencente ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. São 28 obras, entre retratos, nus, naturezas mortas e paisagens realizadas por Gotuzzo no período compreendido entre 1905 e 1971, no Brasil e na Europa, possibilitando ao visitante fruir e conhecer a produção do artista ao longo de sua trajetória.

Para visitar o Museu de Arte, basta criar uma conta no servidor público OSGRID e teleportar-se para dentro do ambiente virtual da UFPel. Instruções detalhadas de criar uma conta, instalar o programa necessário, logar-se na plataforma teleportar-se para o ambiente do VGRID podem ser encontradas no tutorial disponível neste link.

O museu faz parte desse ambiente virtual criado pelo projeto V-Grad, usando o software OpenSimulator, que tem por objetivo utilizar um ambiente virtual 3D para fins educacionais. O ambiente virtual criado pela Universidade tem três regiões: um Campus virtual da UFPel, a “Pelotas Virtual”, onde estão disponíveis modelos da arquitetura histórica da cidade, e a área “Criativa”, espaço para atividades diversas. O projeto está sob coordenação do professor Campani.

Publicado em 09/04/2018, na categoria Notícias.