Mestrado em História promove aula inaugural com professor da UFRJ

O Programa de Pós-Graduação em História da UFPel promove na próxima quarta-feira (11) aula inaugural, ministrada pelo professor Luiz Barros Montez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O docente versará sobre a temática “Relatos de viagem como documentos da história: suas morfologias específicas, sugestões teóricas e de procedimentos metodológicos”. A aula ocorrerá das 9h às 12h, no Instituto de Ciências Humanas, localizado na rua Alberto Rosa, 154.

Montez possui graduação em Português-Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), com atualização em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de Freiburg (Alemanha), mestrado em Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Letras – Língua e Literatura Alemã pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Viena. Atualmente é tradutor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tem experiência na área de Análise de Discurso, com ênfase na Língua e nas Culturas de Língua Alemã, particularmente em sua interseção com a História. Atua principalmente nos seguintes temas: Relatos de viajantes europeus ao Brasil nos séculos XVIII e XIX, Iluminismo, Sturm und Drang e Romantismo; Filosofia da Linguagem e Filosofia da História nos séculos XVIII e XIX; Georg Lukács e o marxismo; Literatura e História no Brasil no século XIX. Coordena o Grupo de Pesquisa LIEDH – Linguagem e Discursos da História, credenciado junto à Fundação Biblioteca Nacional.

Publicado em 06/04/2018, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.