ICH divulga Curso sobre o Golpe de 2016

“O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil” é o tema do Curso de Extensão que docentes da Universidade Federal de Pelotas e outros atores da sociedade civil vão realizar no período de 23 de abril a 1º de agosto de 2018, no auditório do ICH no Campus II, no horário das 19hs às 21hs. A proposta se soma às várias iniciativas nacionais recentemente mobilizadas nesse sentido, compreendendo que as IFES públicas possuem a responsabilidade na promoção do conhecimento, análise, reflexão e debate públicos também sobre a conjuntura atual do país.
De acordo com um dos organizadores, o professor Daniel Souza, do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do ICH, a deposição da presidenta Dilma Roussef, em agosto de 2016, “tem despertado uma disputa nacional também em torno dos seus termos e significados, daí que a própria realização deste curso pretende contribuir para sua significação, interpretação e reflexão crítica no ambiente acadêmico, científico e universitário”.
Dada a formação variada e interdisciplinar dos docentes e demais atores da sociedade civil que ministrarão as aulas/palestras e demais intervenções programadas, desenhou-se como seu principal objetivo analisar as diferentes dimensões do fenômeno social, político e econômico que culminou em 2016 no esvaziamento da democracia brasileira sem sua extinção formal. Desta maneira, explica o professor “cada ministrante elegeu, a partir de sua área de atuação uma temática que permitisse ampliar a compreensão desse complexo e dinâmico processo que também protagonizamos como servidores públicos, professores e cidadãos”.
O Curso é aberto a toda a comunidade e as inscrições serão feitas para cada palestra/aula mediante formulário disponibilizado na página do evento no Facebook https://www.facebook.com/golpe2016UFPel/. As inscrições serão abertas sempre a cada duas semanas antes de cada encontro. Portanto, é preciso que os interessados se inscrevam para cada semana de evento, especificamente. A primeira palestra será dia 23 de abril e as inscrições serão abertas nesta segunda-feira, dia 9 de abril.
Confira a programação aqui.

Publicado em 06/04/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.