Início do conteúdo

Cine UFPel tem programação internacional e regional

Nesta semana o Cine UFPel traz o cinema internacional e também o regional para Pelotas. Na quarta-feira (4), às 19h, será exibido, em parceria com o SESC, o longa islandês “A Ovelha Negra”, do diretor Grímur Hákonarson, vencedor do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes. Na quinta-feira (5), também às 19h, é a vez do curta documental “Senegalè – Os Imigrantes Senegaleses em Pelotas”, produção dos graduandos em Jornalismo na UFPel, que estarão presentes para um bate-papo após a sessão. Na sexta-feira (6), excepcionalmente às 20h, dois curtas rodados no Rio Grande do Sul tomarão a telona do Cine UFPel: “Indo”, dirigido por Boca Migotto, e “No Amor”, de Juan Quintáns. Os realizadores estarão presentes para uma conversa com o público logo após a exibição.

O Cine UFPel tem entrada franca e fica na rua Lobo da Costa, 447 (esquina com a rua Álvaro Chaves).

Veja a programação em detalhes:

Quarta-feira, 4, 19h
Sessão SESC
Longa: A Ovelha Negra
Dir.: Grímur Hákonarson
Sinopse: Em uma fazenda na Islândia dois irmãos que não se falam há 40 anos têm de trabalhar juntos para salvar aquilo que lhes é mais caro: um rebanho de ovelhas.
(Islândia, Ficção, 2015, 1h32)

Quinta-feira, 5, 19h
Sessão Especial com os realizadores
Curta: Senegalè – Os Imigrantes Senegaleses em Pelotas
Dir.: André Pereira
(UFPel, Documentário, 2018, 19min)

Sexta-feira, 6, 20h
Sessão especial com os realizadores
Curta: Indo
Dir.: Boca Migotto
(RS, Ficção, 2017, 16min)
Hoje, no Brasil, a classe artística e cultural vem sendo esvaziada por governos municipais, estaduais e o governo federal a fim de desqualificar o trabalho e a importância do setor para o desenvolvimento social. No Rio Grande do Sul, especificamente, enquanto o governo local lida com uma violência urbana sem precedentes, que assusta a “sociedade de bem”, também fecha a Secretaria da Cultura e diminui o orçamento para ações culturais e artísticas nas periferias. Mas, existe uma relação entre uma coisa e outra? “Indo” busca debater isso.

Curta: No Amor
Dir.: Juan Quintáns
(RS, Documentário, 2017, 14min)
Cinco amigos cineastas decidem fazer um curta-metragem com recursos próprios, sem dinheiro, um “filme no amor”. No roteiro, se misturam ficção e realidade. Os três protagonistas são atores e interpretam a eles mesmos no curta, seguindo o roteiro de outro amigo, o diretor, que também coloca vivências próprias na história a ser filmada. Por último, um espanhol da Galícia, que mora e trabalha no Brasil há uns poucos anos, é também impulsor do projeto. Ele será quem, com seu olhar diferente, vai narrar e contar em primeira pessoa todo o processo, se valendo das imagens de making of, das conversas nos diversos encontros dos amigos e de entrevistas a cada um dos envolvidos.

Publicado em 03/04/2018, nas categorias Destaque, Notícias.