Universidade recepciona calouros nesta quarta (4)

A Reitoria, através dos Gabinetes do Reitor e do Vice-Reitor e das Pró-Reitorias acadêmicas, recepcionará os calouros do primeiro semestre de 2018 da Universidade nesta quarta-feira (4). Serão dois encontros, às 9h30min, no auditório da Faculdade de Agronomia, no campus Capão do Leão, e às 19h30min, no auditório da Faculdade de Direito, no centro de Pelotas. Os encontros terão a duração prevista de uma hora. Nos eventos, o reitor Pedro Curi Hallal e a equipe da Gestão conversarão com os ingressantes sobre a Universidade, seus contextos e desafios atuais. Haverá um momento cultural com o regente professor Tiago Ribas e membros da Orquestra da UFPel. Todos os calouros estão convidados.

Leia abaixo a mensagem de boas-vindas do Reitor:

“Bem-vindas e bem-vindos à UFPel

Estudantes!

Que bom que escolheste a Universidade Federal de Pelotas como ponte para tua formação profissional. Em nome da nossa gestão, venho te dar as boas-vindas, tu, que trazes junto tuas mochilas de memórias e experiências. Teu ingresso nesta Universidade é motivo de vitória e celebração!

Queremos bem te acolher na tua chegada e celebrar tua saída com uma colação e grau, totalmente sob nossa responsabilidade. Hoje, tua conquista representa o seguimento de uma trajetória crescente a ser vivida e compartilhada com todas aquelas pessoas que, a partir de agora, transitarão neste espaço universitário. Um dos nossos compromissos é a valorização da diferença, alicerçado num efetivo compromisso com o respeito que barra a exclusão do outro.

Defendemos a inclusão do pensamento divergente como necessário para desenvolvimento da comunidade acadêmica e, sobretudo, para a formação cidadã e humana. Este tem sido o propósito para a formação de todas as pessoas que ingressam em nossa instituição de ensino.

Desejamos que aproveites cada momento, cada encontro, cada evento ao longo da tua trajetória conosco. A ti, estudante, que vens de longe e deixaste a família, faremos de tudo para que te sintas acolhido em nossa instituição e em nossa cidade. A ti, estudante de Pelotas ou da região próxima, possibilitaremos que tua passagem por aqui se some às belas memórias que trazes contigo.

Dentre as diferentes formas que encontramos para receber-te, temos a Casa de Estudante (CEU), que hoje abriga até 300 pessoas, com qualidade para belas partilhas entre os colegas moradores. Além disso, poderás usufruir do nosso restaurante universitário (RU), com alimentação balanceada e gostosa, das bibliotecas, dos laboratórios… enfim, tudo o que tu precisas para te proporcionar as melhores experiências de aprendizagem e para te sentires em casa.

A Universidade é um espaço de transformação da realidade pessoal, social e política. Portanto, tua participação é fundamental para a universalização dos saberes e a democratização do conhecimento, bem como para melhorar o que precisamos numa sociedade ainda tão desigual.

Por fim, perceberás que a UFPel tem uma característica diferente de outras Universidades – contamos com prédios em diferentes lugares. Isso pode ser um bom motivo para buscar novas aproximações para além do curso que estarás seguindo.

Agora é UFPel. Agora tu também és UFPel. Estamos muito alegres em ter-te conosco!

Pedro Rodrigues Curi Hallal

Reitor”.