Malg prepara instalações para funcionar no Liceu

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) da UFPel está preparando a área física do Liceu Rio-grandense, seu novo local de funcionamento, para reabrir em breve. O Museu já deixou seu antigo prédio, na esquina da General Osório com a General Neto, e agora a equipe técnica trabalha na adequação dos ambientes do Liceu para receber todo o seu acervo de obras. A expectativa é que o Museu possa reabrir até maio. O histórico prédio do Liceu Rio-grandense, primeira sede da Escola de Agronomia Eliseu Maciel, fica localizado na esquina do calçadão da Andrade Neves com o largo do Mercado, no centro de Pelotas.

Inaugurado em 1986, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo é ligado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Sua missão está associada à conservação e divulgação da produção do pintor gaúcho e pelotense Leopoldo Gotuzzo e à produção e comunicação de conhecimento em artes visuais.

O acervo possui mais de três mil obras, divididas em sete coleções, que são as Coleções Leopoldo Gotuzzo, Ex-alunos da EBA, Dr. João Gomes de Mello, Faustino Trápaga, L. C. Vinholes, Século XX e Século XXI.

Encontram-se em exposição permanente objetos e obras do artista, além de exposições temporárias de artistas convidados, obras pertencentes às coleções do Museu e exposições em parceria com outras instituições.

O Museu é um órgão suplementar do Centro de Artes, aberto à comunidade e sem fins lucrativos, de natureza cultural, que tem como missão zelar pela preservação e conservação de seu acervo artístico e documental, assim como divulgá-lo amplamente, através de projetos curatoriais, expográficos e virtuais.

Cabe ao Malg  garantir a integridade física do acervo de obras de Leopoldo Gotuzzo, patrono do museu, e promover a pesquisa e a produção crítica e intelectual a respeito de sua contribuição para a história da arte brasileira. O Museu também tem responsabilidade de desenvolver projetos educativos que ampliem o acesso da população aos bens artísticos e culturais produzidos no passado e na atualidade.

Publicado em 29/03/2018, na categoria Notícias.