Parceria Nimeq/Afubra premia inovação na agricultura familiar

Pela quinta vez, o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/UFPel) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) se uniram para conceder o Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar. A distinção, que evidencia o trabalho desenvolvido por empresas e inventores, foi entregue durante a 18º Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

Na categoria Empresas, a grande vencedora foi a BE1 Tecnologia Ltda, de Criciúma (SC), que apresentou o secador de carga contínua. Também mereceram destaque para o júri técnico o gerador de água, da Zebu Sistemas Eletrônicos Ltda, de Lajeado (RS), e a Rovler Indústria de Agroequipamentos Ltda, de Venâncio Aires (RS).

Já entre os inventores amadores, o destaque foi para o município de Vanini, no Noroeste gaúcho, de onde vieram o primeiro e o segundo colocado no concurso. André Luiz Neto Tíbola, 18 anos, obteve o primeiro lugar entre os amadores com o protótipo de um batedor de chimia e polenta que reduz a necessidade da força física na elaboração das delícias da culinária gaúcha. O sistema é elétrico e usa um motor de para-brisas de veículo de passeio. O jovem inventor aproveitou a estrutura da oficina do pai e teve apoio das colegas Tainara Triches e Danielle Vizzioli.

Em segundo lugar ficou o seu vizinho, Gabriel Tíbola Castagnera, que produziu um podador de mudas de tabaco semiautomático capaz de reduzir o tempo de serviço, o esforço físico e que processa até três bandejas por vez. O invento foi elaborado com os colegas da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Josué Bardin, Eduardo Prescansin, Nataniel Paini e João Vitor Almeida. A ideia nasceu do relato de um cunhado de Almeida, que planta 50 mil pés de fumo em Vanini e falou das dificuldades desta parte do manejo.

O terceiro prêmio foi para o produtor Everton Lacerda Hess, de Cristal (RS), que criou uma plantadeira de hortaliças. Receberam troféus e vale-compras e vale-compras da Agro-Comercial Afubra.

Prêmio
O Prêmio Afubra/Nimeq tem a intenção de contribuir para a melhoria da produção e produtividade agrícola, qualidade de vida das populações rurais e preservação do meio ambiente ligados à agricultura de base familiar por meio de inventos acessíveis que facilitem a vida dos produtores rurais. Na edição de 2018 também são parceiros institucionais a Universidade Federal de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Emater/RS-Ascar.

O coordenador do Prêmio, o professor da UFPel Roberto Lilles, destacou o perfil inovador dos concorrentes nesta edição. Para ele, ficou claro que os inventores partiram do zero e chegaram a ótimas soluções em seus projetos. Lembrou que o Prêmio Afubra/Nimeq tem contribuído com as atividades da agricultura de base familiar ao divulgar máquinas que facilitam a atividade e aumentam a capacidade operacional na propriedade agrícola de base familiar proporcionando mais renda e trabalho menos penoso.

O Prêmio divulga entre os agricultores tecnologias, muitas vezes extremamente simples e acessíveis, relevantes por apresentarem soluções para entraves à produção e ao dia-a-dia dos agricultores, trazem a melhoria da produtividade, qualidade de vida ao agricultor e preservação do meio ambiente.

Premiados

Empresas
1º BE1 Tecnologia Ltda – Secador de carga contínua – Criciúma (SC)
2º Zebu Sistemas Eletrônicos Ltda – Gerador de água – Lajeado (RS)
3º Rovler Indústria de Agroequipamentos Ltda – Sistema de aquecimento de estufas de vegetais – Venâncio Aires (RS)

Inventores
1º André Luiz Neto Tíbola – Batedor de chimia e polenta – Vanini (RS)
2º Gabriel Tíbola Castagnera e outros – Podador de mudas de tabaco – Vanini (RS)
3º Everton Lacerda Hess – Plantadeira de hortaliças – Cristal (RS)

*Com informações e fotografias da assessoria da Expoagro Afubra 2018

Publicado em 27/03/2018, nas categorias Destaque, Notícias.