Reitoria da UFPel lança manifesto sobre morte de vereadora no Rio

A Reitoria da UFPel lançou, na tarde desta quinta-feira (15), um manifesto em função das mortes da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e de seu motorista, ocorridas na noite desta quarta-feira (14), na capital fluminense. Eis o texto:

“A Reitoria da Universidade Federal de Pelotas vem a público manifestar-se perante o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e do trabalhador Anderson Pedro Gomes. É com profundo pesar que externamos nossa indignação e tristeza, nos solidarizando com todas e todos familiares, amigos e companheiros. A execução brutal da vereadora é mais um ataque àqueles que por ela se sentiam representados, pois sua voz fez frente às inúmeras injustiças às quais a população negra é submetida diariamente. Nascida e criada na Maré, Marielle era socióloga e mestra em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente exercia mandato de vereadora e coordenou a Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ainda que não tenham sido apuradas todas as circunstâncias, há fortes indícios de que Marielle foi morta pelo que representava: mulher, negra, periférica e lutadora. Que seu brilho siga inspirando todas e todos por uma sociedade mais digna e justa. MARIELLE, PRESENTE!”

Publicado em 15/03/2018, nas categorias Destaque, Notícias.