Professor da UFPel receberá a Comenda do Mérito Farmacêutico

O professor da UFPel William Peres receberá a maior honraria concedida pelo Sistema Conselhos de Farmácia, a Comenda do Mérito Farmacêutico, outorgada a personalidades nacionais e internacionais que se destacaram na área da Saúde, em especial na Farmácia. A solenidade ocorrerá no dia 16 de março, às 19h, no espaço Dúnia City Hall, em Brasília.

Conforme a presidente do Conselho Regional de Farmácia do RS, Silvana Furquim, a honraria representa não apenas o reconhecimento do desempenho profissional, mas, também, uma exaltação à luta pela valorização da profissão farmacêutica, que deve ser respeitada e vista como uma atividade onde a qualidade de suas ações em benefício do próximo é essencial.

William Peres

Nascido em Rivera, Uruguai, e naturalizado brasileiro, William Peres é graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas, possui especialização em Farmácia Clínica, pela Universidade do Chile e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de León, na Espanha. Realizou Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Durante 22 anos foi docente nas áreas de Bioquímica e Química. Também foi orientador de estágio na área de Análises Clínicas no curso de Farmácia na Universidade Católica de Pelotas e ocupou, nessa instituição, vários cargos administrativos, entre os quais o de Diretor e Coordenador do curso de Farmácia, Assessor de Graduação e Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Atualmente, é professor adjunto do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas, onde ministra, para os cursos de Medicina e Medicina Veterinária, disciplinas na área de Bioquímica e, para o curso de Farmácia, Deontologia e Legislação Farmacêutica. Na UFPel, atua também como docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Em 2015, recebeu da Câmara o Municipal de Pelotas título de “Cidadão Pelotense”, pelos relevantes serviços prestados a sociedade desse município nas áreas de saúde e educação.

É autor de livros e artigos científicos publicados em revistas indexadas nas áreas de bioquímica, nutrição, estresse oxidativo e envelhecimento. Participou de diversos eventos em instituições científicas nacionais e internacionais, em atividades de pesquisas nas universidades espanholas de León, Sevilla e Barcelona. Foi membro do Conselho da Federação Internacional de Universidades Católicas, na área de Ciências e Tecnologia, tendo representado o Brasil nos seminários dessa área em Roma e em Paris nos anos de 2005 e 2006.

No Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul, foi Diretor Tesoureiro (2012 a 2015), Conselheiro Regional (2010 a 2015) e atualmente é Conselheiro Federal Suplente deste Estado e Presidente da Comissão de Ensino Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia.

A indicação de William Peres para recebimento da Comenda do Mérito Farmacêutico partiu do Conselheiro Federal pelo Estado do Rio Grande do Sul Josué Schostack.

Publicado em 02/03/2018, na categoria Notícias.