Gestão Ambiental participará do 8º Fórum Mundial da Água

O curso de Gestão Ambiental, do Centro de Integração do Mercosul, estará presente no maior evento global sobre o tema água, o 8º Fórum Mundial da Água (www.worldwaterforum8.org/pt-br), que ocorrerá entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília. Esta edição será a primeira a ocorrer no Hemisfério Sul.

O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”, sendo composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

Parte integrante das atividades do 8º Fórum Mundial da Água, a Vila Cidadã/Mercado de Soluções (www.worldwaterforum8.org/pt-br/vila-cidad%C3%A3) se constitui em processo que tem por objetivo incentivar a participação da sociedade civil, organizada ou não, como ONGs, comunidades locais, produtores rurais, empresários e movimentos indígenas, de gênero e da juventude. O propósito é elevar a consciência e a atenção pública para assuntos relacionados à água e prover de soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam em suas vidas pessoais, sociais e profissionais, tendo presente o tema “Compartilhando Água”.

Durante as atividades da Vila Cidadã/Mercado de Soluções o curso de Gestão Ambiental estará representado por professores e alunos e, na oportunidade serão apresentados os trabalhos Saneamento em Bacias Hidrográficas Transfronteiriças; Os ODSs no extremo sul do Brasil e Planos de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas Transfronteiriças – COREDESUL aprovados pela organização do evento entre os sessenta trabalhos e experiências selecionados ao redor do mundo.

De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva é importante destacar que Fórum Mundial da Água busca contribuir para o diálogo do processo decisório sobre o tema da água em nível global com a possibilidade efetiva de participação dos diferentes atores. Também destaca a importância do Fórum quanto as discussões, que visam estratégias de uso racional e sustentável deste bem ambiental, constituindo-se o Fórum em uma excelente oportunidade de aprendizado e apresentação de trabalhos e experiências relacionadas à temática da água, tão significativa no extremo sul do Brasil.

Saiba mais sobre o evento, incluindo a programação, em 8o Fórum Mundial da Água – Vila Cidadã-Mercado de Soluções – Trabalhos SelecinadosProgramação – VILA CIDADA – 8 Fórum Mundial da Água  .

Publicado em 01/03/2018, na categoria Notícias.