Divulgados os aprovados no PAVE

Foram conhecidos, na manhã desta quinta-feira (18), os nomes dos novos estudantes da Universidade Federal de Pelotas, aprovados por meio do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). As listagens foram divulgadas após entrevista coletiva com o vice-reitor da UFPel, Luís Amaral, que contou com a presença dos candidatos e da comunidade escolar da região.

– Lista de aprovados no PAVE

Amaral deu destaque, durante a sua fala, aos números desta edição do processo seletivo. O principal deles foi a duplicação da quantidade de vagas destinadas ao PAVE, que passou dos 10% do total de vagas para 20%, disponibilizando 834 oportunidades de ingresso ao ensino superior. “A UFPel tem uma missão para com a comunidade que a circunda, por isso esse aumento de vagas”, explicou o vice-reitor.

Participaram da última etapa de provas 1543 alunos do Ensino Médio, sendo considerados aprovados 571 e outros 956 como excedentes, ou seja, aptos a ocuparem vagas remanescentes. Os cursos com maior proporção de candidatos por vaga foram, em ordem, Medicina, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Química Forense e Direito; já os mais procurados foram Medicina, Direito, Medicina Veterinária, Odontologia e Arquitetura e Urbanismo. Mais uma vez houve prevalência feminina nos aprovados, com 333 meninas aprovadas ante 238 meninos. Oito cursos não obtiveram inscrições.

O vice-reitor também ressaltou a participação dos professores da rede pública de ensino, que têm vínculo com o Ensino Médio, para a elaboração das provas. Isso trouxe, de acordo com a sua opinião, uma maior proximidade entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e aqueles cobrados na seleção.

Logo após essa breve introdução, Amaral conduziu a leitura dos nomes dos aprovados de cursos dos quais havia candidatos presentes. Foi um momento de grande comemoração entre aqueles que estavam presentes nas nominatas.

Matrículas

Os aprovados pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar já poderão consultar nessa sexta-feira o edital de matrículas para esse processo seletivo. Nele constarão as datas previstas e a documentação necessária para o registro, além de outras informações pertinentes.

Publicado em 18/01/2018, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.