Início do conteúdo

Conservatório é homenageado no Festival SESC de Música

Com lotação máxima, o Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense recebeu o Recital de Canto e Piano em homenagem aos 100 anos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Como atração de abertura do 8º Festival Internacional SESC de Música, nesta segunda-feira (15), o evento teve como protagonistas o barítono Homero Velho e a pianista Liliana Michelsen. O duo apresentou ao público Dichterliebe (Amor de Poeta), de Robert Schumann, e La Bonne Chanson (A Boa Canção), de Gabriel Fauré.

Aluna do Conservatório por dois anos, a professora de Educação Artística aposentada Jandyna Corrêa, 76, prestigiou a apresentação comemorativa. “Estou encantada”, resumiu. Planejando acompanhar de perto toda a programação do Festival, ela destaca o ganho do município em turismo e cultura, e em especial a participação jovem. “É um prazer ver essa gente toda envolvida com música”, contou a aposentada, que já conferiu a exposição alusiva ao centenário do Conservatório, que pode ser visitada no Mercado Central. “Pude ver quanta gente passou por lá [pelo Conservatório]. Esse levantamento é muito rico”, observou.

Na ocasião, o gerente de Cultura do SESC/RS, Sílvio Bento, agradeceu o acolhimento do Festival por parte da comunidade e os apoiadores, em especial a UFPel, que participa desde a primeira edição e neste ano, de forma especial, é homenageada pelos 100 anos do Conservatório – destacado pelo evento como importante e tradicional espaço de formação de música de concerto.

A vice-diretora do Conservatório, professora Magali Richter, destacou a emoção do momento. “É uma honra ver esta casa cheia para assistir a esse recital que é uma relíquia”, disse. O Conservatório já tinha recebido a pianista há 15 anos, quando ministrou master class. Na agenda de comemorações do centenário, Liliana será uma das convidadas que acompanhará a obra “A Coroa de Sonho”, de Frederico Richter, compositor que foi professor do Conservatório.

Para o reitor da UFPel em exercício, Luís Amaral, a homenagem do Festival é uma ocasião importante para destacar o lugar de honra que o Conservatório merece. “Patrimônio Cultural do estado, o Conservatório recebe a homenagem desse evento que é sem igual”, disse.

A prefeita Paula Mascarenhas destacou que o Conservatório é um “orgulho de Pelotas” e adiantou o compromisso de, até o fim do mandato, encontrar um novo local para o Sanep – que atualmente divide o imóvel com a UFPel. “Queremos ver o Conservatório usando todo aquele prédio”, afirmou.

Publicado em 16/01/2018, nas categorias Destaque, Notícias.